quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

prova 3° ano sociologia



ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA. DISCIPLINA: Sociologia DATA      /       /2014  SERIE 3° ANO. 4° bimestre
PROFESSOR IRZAIR CIRO CORREA         TURMA ___________________ noturno VALOR DA PROVA 4,0
ALUNO (a) ___________________________________  Nota _____ 
Responder a prova usando apenas caneta azul ou preta. Não serão aceitas provas com rasuras. Nas questões objetivas apenas o gabarito será aceito para efeito de atribuição de notas. Não será atribuída nota ao aluno que preencher o espaço destinado a esse fim. Cada questão vale 0,5
1
2
3
4
5
6
7
8
Marque nos quadros ao lado as letras das respostas correspondentes ao número das questões. 1









1) Qual destas figuras representa  mais adequadamente o Estado Moderno.
(a)                                  (b)                               (c)                                (d)                                (e)
   
2) A figura representa duas eminentes personalidades políticas do cenário mundial que foram protagonista de dois regimes sangrentos em seus respectivos países, consequência dos estados nacionais. Os emblemas nos seus braços representam respectivamente:
(a) Hitler e o nazismo e Roosevelt e New Deal. (b) Stalin e socialismo soviético e Mussolini e o fascismo. (c) Roosevelt e o New Deal e Hitler e o nazismo. (d) Hitler e o nazismo e Stalin e o socialismo soviético. (e) Franco e ditadura espanhola e Hitler e o nazismo alemão.
3. O estado liberal tem como um dos seus principais expoente o filósofo inglês John Locke, autor de um livro sobre política chamado “Segundo tratado sobre o Governo” onde ele expõe seus pressupostos fundamentais sobre a teoria. Esses pressupostos são: marque apenas a opção correta.
(a) Individualismo, igualdade e liberdade. (b) Individualismo, fraternidade e tradição. (c) Individualismo, liberdade e direito a propriedade. (d) Direito a propriedade, igualdade e família. (e) Tradição, família e propriedade.
4) A fala representa uma forma de governo típica conhecida onde o Estado investe minimamente no social que é o : (a) Absolutismo. (b) Liberalismo. (c) Nacionalismo. (d) Neoliberalismo. (e)  Fascismo.
5. Na unidade “O Estado moderno” aparece quatro formas de Estado, marque o item onde não apareça nenhum deles nas opções abaixo.
(a) Absolutismo, maoismo, anarquismo e liberalismo. (b) Liberalismo, stalinismo, misticismo e fascismo. (c) Fascismo, anarquismo, maoismo, socialismo. (d) Neoliberalismo, autismo, nacionalismo, absolutismo. (e) Neoliberalismo, xintoísmo, absolutismo, liberalismo.
6) De acordo com as teorias liberais o Estado não deve interferir nas atividades econômicas deixando isso a cargo da “mão invisível do mercado” que se regula a si mesmo. O autor dessa teoria escreveu um livro chamado “A riqueza das nações” esse autor é: (a) John Maynard Keynes. (b)  Milton Friedman. (c) Margaret Thatcher. (d) Frederick Von Hayek. (e)  Adam Smith.
7) Há muitas frases célebres atribuídas a figurões do passado que possivelmente eles pode ter dito ou não, mas fica na conta deles. Galileu quando obrigado a retratar perante a Igreja e abrir de sua teoria que a terra se move o fez, mas encerrado o processo afirmou: “no entanto, ela se move”. O estado absolutista também deixou uma frase célebre de um protagonista não menos célebre, Luis XIX. Essa frase é:
(a) Até tu, Brutus. (b) Por que você me odeia tanto. (c) Só sei que nada sei. (d) Ser ou não ser, eis a questão. (e) L´etat c´est moi.(O estado sou eu).
8) Criação das forças armada e monopólio da violência; criação da estrutura jurídica e dos tribunais em várias instâncias; cobrança de impostos; criação de um corpo burocrático para administrar o patrimônio público. Os itens elencado foram as consequências que levaram ao:
(a) Cisma da Igreja pela reforma. (b) Surgimento de uma nova era glacial. (c) Transição romana do império para republica. (d) Fim do regime feudal e surgimento do Estado Moderno. (e)  Regime de proletariado na Rússia.


prova 3° ano



ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA. DISCIPLINA: Filosofia DATA      /       /2014  SERIE 3° ANO. 4° bimestre
PROFESSOR IRZAIR CIRO CORREA         TURMA ___________________ noturno VALOR DA PROVA 4,0
ALUNO (a) ___________________________________  Nota _____ 
Responder a prova usando apenas caneta azul ou preta. Não serão aceitas provas com rasuras. Apenas o gabarito será aceito para efeito de atribuição de notas. Não será atribuída nota ao aluno que preencher o espaço destinado a esse fim. Cada questão vale 0,5
1
2
3
4
5
6
7
8
Marque nos quadros ao lado as letras das respostas correspondentes ao número das questões. 1









A maioria da população considera os políticos de plantão como ladrões, uns mais declarados e outros mais descarados, mesmo assim e apesar de tudo, essa classe, a dos políticos, continua no poder, são reeleitos quantas e tantas vezes quiserem. Parte disso se deve a um setor da comunicação que limpa o nome de tais cidadãos perante a população. Isso se chama:
( a  ) Indústria política. ( b  ) Agencia de propaganda eleitoral. ( c ) Indústria de limpeza. ( d  ) Fórum de alforria.
( e) Clear Agency
A charge acima configura uma situação típica do cenário político brasileiro conhecido como:
( a  ) Vanguardista ( b )  Populista ( c  )  Clientelista (d  )  Absolutista (e  )  Neoliberal
3) uma das características dos partidos políticos brasileiro é o clientelismo que estabelece com o seu eleitorado a relação de: marque a alternativa correta.
(a ) Paternalismo. ( b ) Protecionismo. ( c ) Favorecimento. ( d ) Substituição. ( e ) Autoritarismo.
4) A classe política que substitui seus eleitores pela vontade dos dirigentes é conhecida como:
(a ) Absolutistas. (b ) Neoliberais. (c ) Vanguardistas. (d ) Clientelistas. (e ) Populistas.
5) A democracia tem suas características sem a qual não seria democracia. Marque abaixo o item onde apareçam somente esses traços.
(a ) Rotatividade no poder, o poder é sempre um lugar vazio, conflito, debate, direitos e deveres, divisão dos três poderes.
( b ) Imposição da vontade do mais forte, consenso, censura, conflito, liberdade de expressão, sociedade uma e indivisa.
( c ) Conflito, debate, direito e deveres, divisão dos três poderes, direito familiar, hierarquia rígida, práxis não-ideologica.
( d ) Partido político único, voto censitário, direitos não instituídos, concentração do poder nas mãos de grupos.
( e ) Censura, conflito, liberdade de expressão, sociedade uma e indivisa, direitos e deveres, divisão dos três poderes.
6 a criação dos direitos em uma democracia está pautada em três pressupostos, que são:
(a) Liberdade igualdade fraternidade. (b) Honra glória e poder. (c) Justiça, lealdade e honestidade. (d) Igualdade, liberdade e participação no poder. (e) Ordem progresso e desenvolvimento tecnológico.
7) A divisão social do trabalho no Brasil mantém a velha dicotomia formada pelos que manda e pelos que executam. Prevalece ainda o ditado popular “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Essa divisão dicotômica é conhecida como:
(a) Chefe e subordinado. (b) Oficiais e praças. (c) Comandante e subalterno. (d) Dirigentes e executantes. (e) Patrão e empregado.
8) a democracia ateniense era direta, ou seja, cada cidadão que fazia jus a seu direito ia ás reuniões e debatia, defendia ou discordava de uma proposta. A democracia contemporânea, no Brasil, por exemplo, o cidadão vota em alguém para exercer essa função de defender seus direitos, por isso a democracia no país é conhecida como:
(a )  Direta, (b )  indireta, (c )  transversal (d )  ideológica. (e )  Representativa.

BOA PROVA

sábado, 25 de janeiro de 2014

prova 1° ano



ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA. DISCIPLINA: Filosofia DATA     /     /2014 
SERIE 1° ANO. 4° bimestre
PROFESSOR IRZAIR CIRO CORREA         TURMA ___________________Vespertino VALOR DA PROVA 4,0
ALUNO (a) ___________________________________  Nota ­­­­­­­­­­­­­____________ 
Responder a prova usando apenas caneta azul ou preta. Não serão aceitas provas com rasuras. Nas questões objetivas apenas o gabarito será aceito para efeito de atribuição de notas. Não será atribuída nota ao aluno que preencher o espaço destinado a esse fim. Cada questão vale 0,5
1
2
3
4
6
7
8
Marque nos quadros ao lado as letras das respostas correspondentes ao número das questões. 2








1) Marque a alternativa correta. Uma doutrina filosófica surgiu entre os anos 1930 e 1950 e tinha como principal diretriz afirmar que “o homem é um ser para a morte”. Essa corrente filosófica se chama:
( a ) Fenomenologia ( b ) História da filosofia ( c ) Metafísica ( d ) Epistemologia ( e ) Existencialismo
2) Leia as opções marque V ou F e depois encontre a sequencia correta.
(  ) A sociologia afirmava confiança plena e total no saber científico e nas tecnologias para dominar a natureza, a sociedade e os indivíduos.  (  ) A pedagogia ofereceria um saber seguro e definitivo sobre o modo de agir da sociedade, organizando racionalmente evitando revoltas, revoluções e desigualdades. (  ) A filosofia ensinaria como funciona a psique humana podendo controlar suas emoções nos livrando da angustia e do medo (  ) A pedagogia permitiria adaptar perfeitamente as crianças a sociedade bem como potencializar suas vocações. (  ) A filosofia afirmava confiança plena e total no saber científico e nas tecnologias para dominar a natureza, a sociedade e os indivíduos. (  ) A sociologia ofereceria um saber seguro e definitivo sobre o modo de agir da sociedade, organizando racionalmente evitando revoltas, revoluções e desigualdades. (  ) A psicologia como funciona a psique humana podendo controlar suas emoções nos livrando da angustia e do medo (  ) A psicologia permitiria adaptar perfeitamente as crianças a sociedade bem como potencializar suas vocações.
( a ) VVVVFFFF ( b ) FFFFFVVVV( c ) VFVFVFVF ( d ) VVFFVVFF ( e ) FFFVVVVF
3) A escola de Frankfurt foram autores da teoria critica que tinha como pressuposto principal analisar e interpretar os limites do pensamento e também denunciar a razão que faz das ciências e das técnicas um meio não para liberar os homens, mas um meio de intimidação, medo e desespero. Essa teoria se chamava: marque apenas a correta.
( a )  Crítica da razão pura e crítica da razão prática. ( b)   Teoria da verdade absoluta e teoria da verdade relativa.
 ( c ) teoria da razão crítica e teoria da razão instrumental.  ( d )  Teoria das ideias e teoria da realidade. ( e )  teoria dos númenos e teoria dos fenômenos.
4) No item “ideais políticos revolucionários” aparecem uma série de formas de governo. Marque nas opções abaixo a LETRA certa.
( a )   Republicanismo, tirania, oligarquia, fascismo, nazismo, socialismo, maoismo.
( b )   Fascismo, nazismo stalinismo, anarquismo, comunismo, socialismo, maoismo
( c )   Neoliberalismo, absolutismo, fascismo, nazismo stalinismo, anarquismo, comunismo.
( d )   Fascismo, nazismo stalinismo, anarquismo, comunismo, romanismo, misticismo.
( e )   Anarquismo, comunismo, romanismo, misticismo, republicanismo, tirania.
5) Complete as lacunas usando as palavras do quadro abaixo.
a) O interesse pelo finito apareceu entre os anos 1930-1950 numa corrente filosófica conhecida como___________________.
b) Para os existencialistas havia dois momentos __________ para o homem enfrentar a finitude: a arte e a ação político _________________.
c) Outro exemplo de interesse pela finitude apareceu na filosofia que se interessa menos pelas _________________ e _______________ e mais pela ________________ e _____________________
Privilegiado, existencialismo, revolucionário, singularidade, particularidade, diferenças, semelhanças.

6) Complete com número correspondente a função de ciência e depois marque a sequência correta.
1) Sociologia. 2) Psicologia. 3) Ética 4) Pedagogia. 5) Metafísica 6) Filosofia.
( ) Afirmava confiança plena e total no saber científico e nas tecnologias para dominar a natureza, a sociedade e os indivíduos.(  ) Ofereceria um saber seguro e definitivo sobre o modo de agir da sociedade, organizando racionalmente evitando revoltas, revoluções e desigualdades.(  ) Ensinaria como funciona a psique humana podendo controlar suas emoções nos livrando da angustia e do medo (  ) Permitiria adaptar perfeitamente as crianças a sociedade bem como potencializar suas vocações. (  ) Estudo da condição possibilidade da ação moral enquanto realizada por liberdade e por dever. (  ) É o conhecimento de da realidade em si, dos primeiros princípios e das primeiras causas de todas as coisas.
(  a ) 6,1,2,4,3,5  ( b )5,2,3,6,4,1  ( c )2,1,3,5,6,4  ( d  )4,5,6,3,2,1  ( e )1,2,3,4,5,6
7) Escolha abaixo a opção incorreta.
( a ) Ética é o estudo da condição possibilidade da ação moral enquanto realizada por liberdade e por dever.
 ( b ) a pesquisa de Marx era voltada para as perturbações e sofrimento físico e as de Freud para a economia e política.
 ( c ) Metafísica é o conhecimento de da realidade em si, dos primeiros princípios e das primeiras causas de todas as coisas.
( d ) A fenomenologia é o interesse pela consciência reflexiva ou pelo sujeito do conhecimento e foi criado por Edmund Husserl.
( e ) A psicologia ensinaria como funciona a psique humana podendo controlar suas emoções nos livrando da angustia e do medo.
8. O século XIX da descoberta da historicidade, ou seja, da afirmação de que a história é a realidade que a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente históricos e que as ciências, as artes e as técnicas melhoram com o passar do tempo. Afirmação acima é atribuída a:
 ( a ) Maquiavel ( b )  Rousseau, ( c ) Hegel ( d ) Platão ( e ) Locke.
BOA PROVA