quinta-feira, 27 de março de 2014

atividades 2° ano 2014/1



Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza. Filosofia. Prof. Irzair Ciro Correa. 2° ano
Atividades 1
1) No texto a seguir a razão tem vários sentidos, indique com a letra correspondente.
( a ) Eu estou com a razão. ( b ) Momento de fúria e desespero. ( c ) Agora que você me disse suas razoes.  ( d ) Qual a razão disso. (  ) Certeza (  ) motivo (  ) causa (  )lucidez.
2) A frase o coração tem razões que a própria razão desconhece é atribuída a
Montesquieu Pascal Rousseau Maquiavel Foucault.
3) Marque apenas a opção correta
( ) Razão é aquilo que o coração sente quando está emocionado. ( ) Razões são coisas da intelectualidade latente no ser humano. (  ) Razão é nome que damos a consciência intelectual e moral.
(  ) No texto a palavra razões e razão significa absolutamente a mesma coisa. (  ) Razão é o motivo do coração e razões são as emoções e paixões.
4) De acordo com o texto marque VERDADEIRO OU FALSO para as assertivas abaixo.
(   ) Emoções, sentimentos e paixões são motivos da maioria das coisas que fazemos.
(   ) A consciência intelectual e moral são igual ás emoções e paixões.
(  ) A razão é a capacidade puramente intelectual para obter p conhecimento verdadeiro da natureza, sociedade e história.
(   ) Sentido, causa, motivo e lucidez são alguns dos sentidos da palavra razão.
(  ) A razão como consciência moral é a vontade racional livre que não se deixa dominar pelos impulsos passionais.
(   ) A razão pode ser considerada como capacidade intelectual para obter o conhecimento religioso.
(  ) Racional pode significar clareza de ideias, ordem e resultado de esforço intelectual segundo as regras do pensamento e da linguagem.
5) Complete as lacunas.
Razões são os motivos do ____________ enquanto a razão é o nome que damos a _______________.
Nossa vida emocional possui ________e____________ que são diferentes das paixões.
A razão como consciência moral é a ________________ livre que não se deixa dominar pelos impulsos passionais.
O coração tem razões que a própria ________ desconhece.
6) A razão faz oposição a quatro atitudes mentais. Marque apenas a opção incorreta.
(   )  Conhecimento cientifico. (  )  conhecimento ilusório (   )  emoções sentimentos e paixões (   )  crença religiosa (   )  êxtase místico.
7) Relacione com o numero correspondente.
1.É conhecimento da mera aparência ou das coisas que não alcança a realidade ou a verdade delas.
2. Paixões cegas, caóticas, desordenadas, contrárias umas as outras, ora dizendo sim, ora dizendo não.
3. Verdade concedida pela fé numa revelação divina não dependendo do conhecimento racional.
4. O espírito acredita estar em relação direta com o ser divino e participar dele sem intervenção do intelecto.
(  )  conhecimento ilusório (   )  emoções sentimentos e paixões (   )  crença religiosa (   )  êxtase místico.
8) Marque A para princípios racionais; B para sentidos da palavra razão; C atitude mental oposta á razão.
(  )  Principio da razão suficiente. (  )  Conhecimento ilusório. (  )  Lucidez. Principio do terceiro excluído. (  )  Crença religiosa. (  )  Principio de não contradição. (  )  Êxtase místico. (  )  Causa. (  )  Certeza. (  )  Emoções, sentimentos e paixões. (  )  Motivo. (  )  Principio de identidade.
9) Não possuem um conteúdo determinado, pois, são formas. Tem validade universal. É necessário, isto, é indispensável para o pensamento. As afirmações acima fazem referência aos:
Sentido da palavra razão. Categoria da analítica transcendental. Atitude mental oposta á razão. Princípios racionais.
A) Principio de identidade.  B) Principio da razão suficiente. C) Principio do terceiro excluído. D) Principio de não contradição.
(  ) O que é, é. É impossível que uma coisa, seja qual for, seja diferente do que ela é.
(  ) Uma coisa não pode ser e não ao mesmo tempo e sob a mesma relação. Exemplo: gordo e magro.
(  ) Uma coisa ou é ou não é, não há uma terceira opção. Está chovendo ou não.
(  ) Todo efeito tem uma causa ou motivo que originou.
Atividades 2
A atividade racional e suas modalidades. p. 75-82
1) A filosofia reconhece duas grandes modalidades de atividade racional realizada pela razão subjetiva ou sujeito do conhecimento. São elas:
(  ) Raciocínio e inteligência. (  ) Intuição e indução. (  ) Indução e raciocínio. (  ) Abdução e inteligência. (  ) Intuição e raciocínio.
Marque a alternativa correta.
Intuição é:
(  ) Uma forma de conhecimento progressivo que passa por várias etapas.
(  ) Conhecimento recebido por revelação divina onde não há margens para erro.
(  ) Conhecimento adquirido apenas pela sensibilidade feminina, homens não tem intuição.
(  ) Conhecimento adquirido de uma só vez, o espírito capta por inteiro e completamente o objeto.
(  ) É conhecimento cientifico adquirido pela pesquisa sistemática e rigorosa.
No texto há dois tipos de intuição. São elas.
(  ) Intuição abdutiva e intuição sensível ou empírica. (  ) Intuição intelectiva e intuição indutiva. (  ) Intuição abdutiva e intuição dedutiva. (  ) Intuição empírica ou sensível ou intuição intelectual. (  ) intuição intelectual e intuição dedutiva.
A diferença entre intuição empírica e sensível e intuição intelectual consiste no fato de que:
(  ) A intuição empírica é universal e necessária e a intelectual é pessoal e subjetiva.
(  ) A intuição empírica é religiosa e a intelectual é política.
(  ) A intuição empírica é pessoal e subjetiva e a intelectual é universal e necessária.
(  ) A intuição intelectual é cientifica e a empírica vem do senso comum.
(  ) A intuição empírica advém da experiência sensória e a intelectual da experimentação rigorosa.
Alem da intuição empírica ou sensível e intuição intelectiva é possível encontrarmos mais um tipo de intuição. Indique- as abaixo.
(  ) Intuição psicológica ou mental. (  ) Intuição analítica ou lógica. (  ) Intuição transcendental ou kantiana. (  ) Intuição emotiva ou valorativa. (  ) Intuição idealista ou socrática.
A ideia de atribuir significado as coisa representado pela consciência dela se chama:
(  ) Ética de Kant. (  ) Idealismo platônico. (  ) Realismo aristotélico. (  ) Fenomenologia de Husserl. (  ) Cogito cartesiano.
Marque v ou f nas questões abaixo.
O raciocínio passa por etapas sucessivas de aproximação para chegar ao conceito e a definição do objeto.
Intuição consiste em partir de uma verdade já conhecida que serve como principio.
Há três tipos de intuição: sensível inteligível e realista.
Intuição intelectual e intuição sensível ou empírica são universais e necessárias.
Intuição intelectual é pessoal e subjetiva ao passo que a intuição empírica é universal.
É incorreto afirmar que há intuição sensível ou empírica, intuição intelectual e intuição emotiva ou valorativa.
Na intuição valorativa captamos além do seu significado o valor das coisas. (belo, feio; boa, má)
Dedução parte de um principio geral e subordina a ela todos os casos que serão demonstrados.
Indução é quando partimos de casos particulares e tentamos estabelecer regras gerais.
Abdução é uma espécie de intuição que não se dá de uma só vez, mas segue passo a passo até chegar a uma conclusão.
Realismo afirma a existência da realidade objetiva racional e externa.
Idealismo reconhece a razão apenas subjetiva, fora do homem não há razão.
Complete com os números correspondentes.
1. Idealismo. 2. Intuição empírica ou sensível. 3. Intuição valorativa ou emotiva. 4. Indução 5. Dedução  6. Abdução 7. Realismo. 8. Intuição intelectual. 9. Raciocínio.
(   ) Se dá por etapas sucessivas de aproximação. (  ) Refere-se ao estado psicológico, emoções, lembranças. (   ) É universal e necessária. (   )  Capta o significado e valor das coisas. (   ) Parte de uma verdade já conhecida que serve de principio geral. (   ) Começa com casos particulares e estabelece regras gerais. (   ) Admite a existência da razão objetiva como algo externo ao homem. (   ) A razão só existe dentro do homem. (   ) É uma espécie de intuição que se dá por etapas

atividades 1° ano 2014



Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza. Filosofia. prof. Irzair 
Atividades 01
1) Marque apenas a alternativa correta nas questões abaixo.
Quando o oráculo perguntou a Sócrates o que ele sabia sua resposta foi:
a) ( ) Tudo posso Naquele que me fortalece. 
( ) Se mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria. 
( ) Ser ou não ser, eis a questão. 
( ) Só sei que nada sei. 
( ) Uma vida sem reflexão não é digna de ser vivida.
b) A inscrição na porta do templo dedicado a Delfos estava escrito:
( ) Amarás a Deus sobre as todas as coisas. 
( ) Não entre se não sabes geometria. 
( ) Ignorância é uma bênção. 
( ) Conhece-te a ti mesmo. 
( ) O amor é fogo que arde sem se ver.
c) O paralelo traçado entre Neo e Sócrates está baseado no fato de que:
( ) Ambos acreditavam em tudo que viam sem questionar. 
( ) Seus nomes em gregos significa a mesma coisa. 
( ) Eram adeptos da violência exacerbada. 
( ) Indagavam sempre no intuito de ir além da aparência.   
( ) Tinham compulsão doentia por mulheres.
Quais as virtudes cardeais os atenienses se orgulhavam de conhecer, mas Sócrates lhes demonstrou que realmente não sabiam.
( ) Bondade, compaixão e paz. 
( ) Bondade, justiça e amor. 
( ) Justiça, coragem e bondade. 
( ) Bondade, misericórdia e força. 
(  ) Sabedoria, amor e coragem.
2) Complete as lacunas.
a) Neo significa “novo ou renovado”, Morfeu pertence a mitologia grega, filho do__________ e da ___________.
b) Matrix é um computador gigantesco que escraviza os homens usando a _____ deles para controlar seus ____________e ____________ fazendo-os crer que era _________ o que era ________________.

3) Complete com o elemento correspondente.
1) O mundo das aparências em que vivemos. 2) Sombras projetadas no fundo caverna. 3) Nossos preconceitos opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade. 4) O prisioneiro que se liberta da caverna. 5) A luz do sol. 6) O mundo iluminado pelo sol da verdade. 7) O instrumento que liberta o prisioneiro e com o qual ele quer libertar os outros.
( ) Filosofia. ( ) Filósofo. ( ) Verdade. ( ) Realidade. ( ) Grilhões e correntes. ( ) Caverna. ( ) Nossa percepção.
4) São coisas ou ideias em que acreditamos sem questionar e aceitamos porque são obvias e evidentes. A afirmação acima se refere a:
(  ) Mito da caverna. 
(  ) Exercício de nossa liberdade. 
(  ) Ideias de Sócrates. 
(  ) Nossas crenças costumeiras. 
(  ) Princípios racionais.
5) Marque V ou F.
( ) O exercício da liberdade consiste em escolher entre o certo e errado porque somos seres moralmente responsáveis.
( ) Acreditamos nas coisas ou ideias sem questionar porque somos livres e moralmente responsáveis.
( ) Sócrates é considerado o patrono da filosofia porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas e com os preconceitos de sua sociedade.
( ) O paralelo entre Neo e Sócrates está no fato de ambos desconfiarem das aparências e buscarem respostas.
(  ) Sócrates foi condenado a morte acusado de espalhar dúvidas sobre as ideias e valores dos atenienses e com isso corromper a mocidade.
(  ) As virtudes cardeais que os atenienses acreditavam e Sócrates corrompeu foi a ideia de mais alto, mais rápido e mais forte.
(  ) Sócrates era filho de uma parteira. Sua mãe fazia parto de almas e ele fazia parto de corpos.
(  ) No mito da caverna os grilhões e as correntes são instrumentos da libertação daquele que escapa.

quarta-feira, 26 de março de 2014

atividades 3° ano metafísica



ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA FILOSOFIA PROF IRZAIR CIRO CORREA
ATIVIDADE 3° ANO 1° BIMESTRE
1) Complete as lacunas.
Um filósofo grego não falaria em “Nada”, mas em ______________. Os gregos não falariam em objeto, mas em __________. Não falaria em consciência, mas em ______________ou em _____________.
2) Marque apenas a opção correta.
a) O que é uma coisa? O que é um objeto? O que é a subjetividade? O que é o corpo humano? O que é a consciência? São perguntas típicas da: (  ) Reflexão antropológica. (  ) Reflexão cosmológica. (  ) Metodologia analítica. (  ) Meditação transcendental. (  ) Indagações metafísicas.
b) De acordo com o texto a principal característica da metafísica é:
(  ) Perguntar pela origem dos deuses e sua relação amigável com os homens.
(  ) Estabelecer os fundamentos da sociedade baseado no fator político e cultural
(  ) Perguntar pelas essências das coisas, dos seres e dos objetos indagando “o que é?”
(  ) Causar estranhamento nos iniciantes de forma que se volte definitivamente para reflexão filosófica.
(  ) Nomear as coisas que estão além da compreensão humana estabelecendo assim o nexo causal.
3) Metafísica têm dois significados essenciais, indique os abaixo.
(  ) É a subjetividade latente dos seres humanos. 
(  ) É essência da justiça ligada ao temor de Deus. 
(  ) Refere-se a existência da realidade. 
(  ) Refere-se supremacia dos homens sobre as outras espécies. 
(  ) Refere-se a essência da realidade. 
(  ) Trata da questões de lei e de ordenamento jurídico.
4) Marque V ou F para as assertivas abaixo.
(  ) Existência e essência da realidade são os principais temas da filosofia analítica.
(  ) A metafísica investiga os fundamentos, princípios e as causas das coisas, e o seu Ser íntimo.
(  ) Porque uma coisa pode mudar e ainda assim ser mesma coisa é uma indagação metafísica.
(  ) A existência e essência da realidade em seus múltiplos aspectos são os principais temas da metafísica.
(  ) Metafísica é uma palavra grega composta que significa “além da física”.
(  ) Entre os gregos eram comuns as palavras “consciência”, “nada”, “subjetividade”, “objeto”.
(  ) A metafísica conta com uma período único e coeso que remonta de suas origens aos dias de hoje.
(  ) Metafísica é um conhecimento irracional e apriorístico que se baseia totalmente nos dados da experiência sensível.
(  ) É um conhecimento sistemático onde cada conceito se liga a outro formando um todo coerente.
(  ) Não exige a distinção entre Ser e parecer; realidade e aparência.
5) Complete com as letras correspondentes.
A) A metafísica deve ser substituída pela crítica. b) É chamada de ontologia e procura superar tanto a concepção antiga quanto kantiana. C) conhecimento da realidade em si, apriorístico, sistemático e distintivo.
(   ) Período que vai de Platão e Aristóteles (sec. IV a.C) até Hume
(   )  Período que vai de Kant (séc. XVIII) até Husserl
(   )  Metafísica ou ontologia contemporânea. (anos 20 do sec. XX).
6) Em relação a característica da metafísica ou ontologia contemporânea marque apena o item incorreto.
(   ) Investiga os diferentes modos de existência dos entes e seres.
(   ) Investiga a essência e estrutura dos entes e seres.
(   ) Investiga a relação necessária entre existência e essência dos entes e seres.
(   ) Deveria ser chamada de descritiva porque não explica a realidade causal.
(   ) Está inserida na ordem da ideologia política revolucionaria das massas burguesas.
7) Os gregos afirmavam que a existência da realidade só poderia ser conhecida pela razão ou pelo pensamento, a partir dai surgiu a filosofia e também a metafísica. Essa concepção se chamava:
(   ) Idealismo; (   ) classicismo; (   ) cartesianismo; (   ) realismo; (   ) cristianismo.
8) De acordo com texto Platão e Aristóteles afirma que a filosofia nasceu do:
(  ) Espanto e fúria; fé e medo; (   ) astúcia e admiração; (   ) espanto e admiração; (   )admiração e engano; (   ) engano e investigação.
9) O espanto e admiração diante do mundo levou o homem a buscar explicação racional para o mundo ordenado, senso a filosofia nasceu como uma:
(   ) Antropologia, (   ) teogonia (   ) teologia, (   ) citologia (   ) cosmologia.
1. Metafísica 2. Ontologia 3. Cosmologia. 4. Aletheia 5. Doxa
(   ) Pergunta sobre o ser. (   ) Pergunta sobre a existência da realidade. (  ) Busca explicação racional sobre o mundo ordenado. (  ) Via da opinião (  ) Via da verdade.
10) O se não é uno, mas múltiplo. O ser não é eterno, mas teve começo e terá fim. O ser não é imutável, mas mutável. São argumentos da:
(  ) Escola jônica. (  ) Escola de Frankfurt. (  ) Escola itálica. (  ) Escola eleática. (  ) Escola tomasiana.
11) A distinção entre o mundo sensível da aparência e da mudança; e mundo inteligível da identidade e da permanência foi instituído por:
(  ) Aristóteles (  ) Sócrates (  ) Parmênides (  ) Platão (  ) Heráclito.
13) Platão seguindo a interpretação de Sócrates e dos sofistas encontrou e distinguiu três sentidos para a palavra Ser. São eles:
(  )Sentido substantivo, sentido forte e sentido analítico, (  ) sentido transcendental, sentido imanente, sentido fraco, (  ) sentido religioso, sentido carismático e sentido substantivo. (  ) sentido substantivo, sentido forte e sentido fraco. (  ) sentido fraco, sentido forte e sentido rico.