quinta-feira, 10 de abril de 2014

atividades 3° ano (2) 2014



Escola Estadual Dione Augusta. Filosofia. Prof. Irzair Ciro Correa.
Metafísica de Aristóteles p. 190-196.
1) Nas opções abaixo marque apenas a incorreta.
a) Alguns motivos levaram a tradição filosófica atribuir o nascimento da metafísica a Aristóteles.
(  ) Para Aristóteles o mundo sensível é o mundo real e sua essência é justamente a multiplicidade.
(  )  As verdadeiras coisas não estão no mundo inteligível separada do sensível, mas na ação entre os homens.
(  )  Há diferentes tipos de entes e seres que se diferenciam justamente por suas essências.
(  )  A essência de um ser ou de ação é conhecida pelo pensamento que capta as propriedades internas.
(  )  Aristóteles capturava, matava e dissecava animais para observar-lhes as entranhas e aprofundar seu saber.
b) Em grego movimento se diz kínesis de onde deriva as palavras em língua portuguesas cinéticas, cinema. Movimento ou mudança também é:
(  )  Mudança qualitativa de um ser qualquer. Uma semente se torna árvore.
(  )  Mudança quantitativa. Um corpo que diminua ou aumenta; divide em outros menores.
(  )  Mudança de lugar. Subir, descer, cair. A trajetória de um flecha ou deslocamento de um barco.
(  )  Toda geração e nascimento; corrupção e morte dos seres vivos. Nascer, nutrir, crescer, reproduzir e morrer.
(  )  Manter puras e intactas as quantidade e qualidade de um ser bem sua total inércia.
c) Quatro causas aristotélicas são:
(  )  Causa material. (  ) Causa formal. (  ) Causa eficiente. (  ) Causa final. (  ) Causa justa.
2) Indique com o número correspondente a cada elemento.
1. Causas primeiras. 2. Princípios primeiros. 3. Causa material. 4. Causa formal. 5. Causa eficiente. 6. Causa final. 7. Potencia. 8. Ato. 9. Essência. 10. Substancia. 11. Acidente.
(  ) Principio de identidade, terceiro excluído e não contradição.
(  )  É aquilo em que se encontra a matéria-potência e a forma-ato, todos os atributos essenciais e acidentais.
(  )  É propriedade ou atributo que uma essência pode ter ou deixar de ter sem perder seu ser próprio.
(  )  É a unidade interna e indissolúvel entre uma matéria e uma forma, dando unidade ao conjunto.
(  )  É a atualização da matéria. Ex: a árvore é a atualização da semente.
(  )  É virtualidade contida numa matéria, o que ela pode vir a ser. O aluno é o mestre em potência.
(  )  É aquilo do que um ser é feito.
(  )  É o que explica a forma que um ser possui. É própria essência de um ser, aquilo que ele é em si.
(  )  É aquilo que explica como a matéria recebeu a forma. Fogo é causa de corpos frios se aquecerem.
(  )  Causa que dá motivos para que alguma coisa exista. O bem comum é a causa da política.
(  ) São aquelas que explicam a essência e a origem e o motivo da existência de uma essência.


atividade integradora 1° ano



Para responder as atividades leia os textos: O que é a filosofia e Os conceitos do filosofar.
1. Dentre os autores citados no texto “O que é a filosofia?” marque apenas a alternativa incorreta.
(  ) Rousseau (  ) Hobbes (  ) Kant (  ) Platão (  ) Descartes.
2. Marque a opção onde aparece a interpretação de filosofia que não pertence a Platão.
(  ) Uso do conhecimento em proveito do homem.
(  ) Conhecimento mais válido e mais amplo.
(  ) Capacidade de articular o fazer e saber utilizar isso em proveito do homem.
(  ) A filosofia estabelece o principio causal.
(  ) De nada vale a ciência da imortalidade a quem na sabe utilizar-se dela.
3. Relacione com os números correspondentes.
1. Platão 2. Descartes 3. Hobbes 4. Kant
(  ) Por um lado, o conhecimento causal e, por outro, a utilização desse conhecimento em benefício do homem
(  ) É estudo da sabedoria para a conduta, preservação da saúde e invenção das artes.
(  ) Ciência da relação do conhecimento à finalidade essencial da razão humana, ou seja, a felicidade universal.
(  ) Posse ou aquisição de um conhecimento que seja, ao mesmo tempo, o mais válido e o mais amplo possível.
4. A definição de filosofia dada por Platão aparece em seu livro chamado:
(  ) República. (  ) Fedro. (  ) Fédon. (  ) Banquete. (  ) Eutidemo.
5. Indique nas opções abaixo os três conceitos que aparecem no texto “Os conceitos de filosofar”.
(  ) Como simples de viver a vida de acordo com as normas sociais.
(  ) Como uma forma de vida ímpar e tolhida pela religião.
(  ) Uma de reflexão sobre a origem da vida, da morte e da atuação dos deuses.
(  ) Como sinônimo de “filosofar propriamente dito” que teve origem na Grécia no sec. VI a. C.
(  ) Como sinônimo de saber viver virtuosamente.
(  ) Como uma forma de vida integrada a natureza, para seu uso consciente e preservação.
(  ) Como simples sinônimo de pensar.
6. Marque C para certo e E para errado.
(  ) Platão afirma que a finalidade da filosofia visa a felicidade universal.
(  ) Descartes entende a filosofia como um conhecimento causal que deve ser usada em proveito do homem.
(  ) Hobbes é um filosofo grego que afirma que a filosofia deve ser um saber mais valido e mais amplo possível.
(  ) A filosofia como simples sinônimo de pensar surgiu na Grécia no século VI a. C..
(  ) Filosofar propriamente dito é quando o sábio se torna exemplo de virtudes apreciadas em uma sociedade.
(  ) Platão entende a filosofia como viver virtuosamente mesmo sem nenhum proveito para o homem.

sábado, 5 de abril de 2014

atividades 2° ANO 2014 p. 75-82



Atividades 2
A atividade racional e suas modalidades. p. 75-82
1) A filosofia reconhece duas grandes modalidades de atividade racional realizada pela razão subjetiva ou sujeito do conhecimento. São elas:
(  ) Raciocínio e inteligência. 
(  ) Intuição e indução. 
(  ) Indução e raciocínio. 
(  ) Abdução e inteligência. 
(  ) Intuição e raciocínio.
2) Marque a alternativa correta.
Intuição é:
(  ) Uma forma de conhecimento progressivo que passa por várias etapas.
(  ) Conhecimento recebido por revelação divina onde não há margens para erro.
(  ) Conhecimento adquirido apenas pela sensibilidade feminina, homens não tem intuição.
(  ) Conhecimento adquirido de uma só vez, o espírito capta por inteiro e completamente o objeto.
(  ) É conhecimento cientifico adquirido pela pesquisa sistemática e rigorosa.
3) No texto há dois tipos de intuição. São elas.
(  ) Intuição abdutiva e intuição sensível ou empírica. 
(  ) Intuição intelectiva e intuição indutiva. 
(  ) Intuição abdutiva e intuição dedutiva. 
(  ) Intuição empírica ou sensível ou intuição intelectual. 
(  ) intuição intelectual e intuição dedutiva.
4) A diferença entre intuição empírica e sensível e intuição intelectual consiste no fato de que:
(  ) A intuição empírica é universal e necessária e a intelectual é pessoal e subjetiva.
(  ) A intuição empírica é religiosa e a intelectual é política.
(  ) A intuição empírica é pessoal e subjetiva e a intelectual é universal e necessária.
(  ) A intuição intelectual é cientifica e a empírica vem do senso comum.
(  ) A intuição empírica advém da experiência sensória e a intelectual da experimentação rigorosa.
5) Além da intuição empírica ou sensível e intuição intelectiva é possível encontrarmos mais um tipo de intuição. Indique- as abaixo.
(  ) Intuição psicológica ou mental. 
(  ) Intuição analítica ou lógica. 
(  ) Intuição transcendental ou kantiana. 
(  ) Intuição emotiva ou valorativa. 
(  ) Intuição idealista ou socrática.
6) A ideia de atribuir significado as coisa representado pela consciência dela se chama:
(  ) Ética de Kant. 
(  ) Idealismo platônico. 
(  ) Realismo aristotélico. 
(  ) Fenomenologia de Husserl. 
(  ) Cogito cartesiano.
7) Marque v ou f nas questões abaixo.
(  ) O raciocínio passa por etapas sucessivas de aproximação para chegar ao conceito e a definição do objeto.
(  ) Intuição consiste em partir de uma verdade já conhecida que serve como principio.
(  ) Há três tipos de intuição: sensível inteligível e realista.
(  ) Intuição intelectual e intuição sensível ou empírica são universais e necessárias.
(  ) Intuição intelectual é pessoal e subjetiva ao passo que a intuição empírica é universal.
( ) É incorreto afirmar que há intuição sensível ou empírica, intuição intelectual e intuição emotiva ou valorativa.
(  ) Na intuição valorativa captamos além do seu significado o valor das coisas. (belo, feio; boa, má)
(  ) Dedução parte de um principio geral e subordina a ela todos os casos que serão demonstrados.
(  ) Indução é quando partimos de casos particulares e tentamos estabelecer regras gerais.
(  ) Abdução é uma espécie de intuição que não se dá de uma só vez, mas segue passo a passo até chegar a uma conclusão.
(  ) Realismo afirma a existência da realidade objetiva racional e externa.
(  ) Idealismo reconhece a razão apenas subjetiva, fora do homem não há razão.
8) Complete com os números correspondentes.
1. Idealismo. 2. Intuição empírica ou sensível. 3. Intuição valorativa ou emotiva. 4. Indução 5. Dedução  6. Abdução 7. Realismo. 8. Intuição intelectual. 9. Raciocínio.
(   ) Se dá por etapas sucessivas de aproximação. 
(  ) Refere-se ao estado psicológico, emoções, lembranças. 
(   ) É universal e necessária. 
(   )  Capta o significado e valor das coisas. 
(   ) Parte de uma verdade já conhecida que serve de principio geral. 
(   ) Começa com casos particulares e estabelece regras gerais. 
(   ) Admite a existência da razão objetiva como algo externo ao homem. 
(   ) A razão só existe dentro do homem. 
(   ) É uma espécie de intuição que se dá por etapas

atividades 1° ano 2014 cap. 2 O que é a filosofia?



Escola Estadual Dione Augusta. Filosofia. Prof. Irzair Ciro Correa. Atividades (2)
Capitulo 2. O que é a filosofia? p. 18-27
1) Marque a alternativa incorreta.
a) Racional significa argumentado, debatido e compreendido.
(  ) A finalidade do argumento e do debate é conhecer os pressupostos do pensamento.
(  )  Racional significa respeitar as regras de coerência do pensamento.
(  )  Para que um argumento tenha sentido é necessário que seja compreendido, aceito e respeitado por outros.
(  ) Para ser racional basta ter fé, visto que a razão sem subordinação á fé não tem sentido.
b) O conhecimento científico pressupõe o conhecimento filosófico, mesmo que o cientista não seja filósofo.
(  )  A filosofia pode ser a arte de viver bem ou da vida correta ou virtuosa.
(  )  A filosofia faz perguntas desconcertantes e embaraçosas como “o que é o homem”?
(  )  A filosofia não serve para nada, nem para a ciência nem para a vida cotidiana, pois não tem método.
(  )  A filosofia estuda as paixões e os vicio humanos e analisa a capacidade da razão em impõe limites.
2) Indique os três significados da palavra crítica.
(  )  Capacidade de acreditar em deus mesmo em face das perseguições e críticas dos adversários.
(  )  Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente.
(  )  Capacidade de compreender através do senso comum e da intuição psicológica.
(  )  Capacidade de examinar racionalmente as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento.
(  )  Postura crítica diante de qualquer situação, mesmo daquela que nada compreendemos.
(  )  Capacidade de avaliar e examinar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume ou uma obra de arte.
(  )  Capacidade de julgar através da experiência religiosa intensa os atos de outras pessoas.
(  )  Capacidade de estar sempre de mau humor e falar mal de tudo e de todos.
3) Marque V ou F.
(  )  A primeira característica da atitude filosófica é positiva e diz não aos preconceitos.
(  )  O espanto ocorre quando tomamos distância do mundo e olhamos como se nunca tivéssemos visto antes.
(  )  A investigação filosófica inicia quando abandonamos a certeza cotidiana e não temos nada para substituir.
(  )  A investigação tem inicio através de um ato de fé em algo superior e cósmico.
(  )  No momento de crise surge claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.
(  )  A segunda característica da filosofia é negativa e interroga sobre coisas, ideias, fatos e situações.
(  )  Ser racional é gostar daquilo que se gosta sem dar explicações ou justificativa a outros.
(  )  A face positiva e negativa da atitude filosófica constitui aquilo que chamamos de atitude crítica.
(  ) Racional significa argumentar e debater bem como respeitar as conclusões aceitas e compreendidas.
4) Quando se pergunta “para que filosofia?” geralmente se recebe uma resposta irônica. Leia o texto e marque abaixo a resposta.
(  )  Cavalos dado não se olha os dentes, mas cavalo velho só morre em pasto de gente besta.
(  )  De medico e louco todo mundo tem um pouco.
(  )  O cântaro de ir á fonte acaba se quebrando.
(  )  O costume do cachimbo é que entorta o queixo.
(  )  A filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual.
5) Complete com o número correspondente.
1) Atitude filosófica positiva. 2) Atitude filosófica negativa. 3) Perguntar o que é? 4) Perguntar como é?
5) Perguntar porque é?
(  )  A filosofia pergunta qual a realidade e qual a significação de algo, não importa qual.
(  )  A filosofia indaga como é a estrutura ou o sistema de relações que constitui a realidade de algo.
(  )  Por que algo existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor, de um (  )  comportamento.
(  )  Consiste em dizer não aos preconceitos, aos pré-juizos, aos fatos e ideias do cotidiano.
(  )  É interrogação sobre o que são as coisas, ideias, fatos, situações e comportamentos e nós mesmos.
Conceito. Crítica.
CRÍTICA Termo introduzido por Kant para designar o processo através do qual a razão empreende o conhecimento de si: "o tribunal que garanta a razão em suas pretensões legítimas, mas condene as que não têm fundamento". A C. não é, pois, "a C. dos livros e dos sistemas filosóficos, mas a C. da faculdade da razão, em geral, com respeito a todos os conhecimentos aos quais ela pode aspirar independentemente da experiência"; portanto, também é "a decisão sobre a possibilidade ou impossibilidade de uma metafísica em geral e a determinação tanto de suas fontes quanto de seu âmbito e de seus limites". A tarefa da C, portanto, é ao mesmo tempo negativa e positiva: negativa enquanto restringe o uso da razão; positiva porque, nesses limites, a C. garante à razão o uso legítimo de seus direitos. A C. assim entendida afigurava-se a Kant como uma das tarefas de sua época ou, como diz ele habitualmente, da "Idade Moderna"; de fato, constituía a aspiração fundamental do Iluminismo, que, decidido a submeter todas as coisas à C. da razão, não se recusava a submeter a própria razão à C, para determinar seus limites e eliminar de seu âmbito os problemas fictícios