GABARITO 1° ANO VESPERTINO 1° BIM
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QUESTÃO
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Prova 1
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C
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C
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Prova 2
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C
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Prova 3
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D
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Prova 4
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D
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C
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D
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D
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D
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Prova 5
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D
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D
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E
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D
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A
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E
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Prova 6
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E
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B
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D
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E
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A
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E
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D
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B
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ESTE BLOG TEM A FINALIDADE DE FOMENTAR O ESTUDO DE CONTEÚDO REFERENTES A DISICIPLINA DE FILOSOFIA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. NATURALMENTE, QUALQUER INTERESSADO POR ASSUNTOS DE CUNHO FILOSÓFICO PODE DEIXAR SUA CONTRIBUIÇÃO QUE SERÁ MUITO BEM VINDA
segunda-feira, 19 de maio de 2014
GABARITO 1° ANO VESP 2014 1° BIMESTRE
PROVAS APLICADAS AO 1° ANO VESPERTINO 2014
domingo, 18 de maio de 2014
atividades 2 ano 2° bimestre 2014
Razão: inata ou
adquirida? p. 83-96
1) Marque V ou F
nas alternativas abaixo.
( ) As duas grandes correntes que tentam
responder aos questionamentos humanos são empirismo e classicismo.
( ) O empirismo afirma que ao nascermos
trazemos em nossa inteligência não só os princípios racionais mas também
algumas ideias verdadeiras.
( ) O inatismo afirma que a razão, seus
princípios e procedimentos são adquiridos pela experiência,
( ) De acordo com o texto há dois tipos de
empirismo: empirismo platônico e empirismo cartesiano.
( ) Platão defende a ideia de inatismo
principalmente em duas obras: Ménon e República.
( ) Na teoria da reminiscência Platão afirma
que nascemos com a razão e ideias verdadeiras e a filosofia só nos faz
relembrar delas.
( ) O inatismo cartesiano consiste em três
pontos principais: ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas.
( ) Ideias adventícias são aquelas que originam
de nossas sensações, percepções e lembranças.
( ) Ideias fictícias são aquelas que criamos em
nossa imaginação e fantasia criando seres fictícios.
( ) Ideias inatas não provêm nem da fantasia
nem da experiência sensorial, por exemplo: o infinito.
2) Ideias
adventícias, ideias fictícias e ideias inatas aparecem como ponto de vista do:
( ) Empirismo. ( ) Soluções de Leibniz. ( ) Inatismo
cartesiano. ( ) Inatismo platônico. ( ) Solução de Kant.
3) Conhecer é
relembrar. Já nascemos com a razão e ideias verdadeiras e a filosofia só nos
faz relembrar delas. A ideia acima é o conceito básico de:
( ) Platão e se refere a teoria da
reminiscência.
( ) Aristóteles e se refere as quatro causas.
( ) Heráclito e teoria do devir constante.
( ) Parmênides e o estudo do ser
( ) Platão e o mito da caverna.
4) São ideias
que originam da nossa sensação ou percepção, lembranças que nos vem porque
tivemos a experiência sensorial ou sensível das coisas. Essa afirmação
refere-se a:
( ) Inatismo platônico. ( ) Solução de Kant. ( ) Ideias adventícias. ( ) Ideias fictícias. ( ) Ideias inatas.
5) São aquelas
ideias que criamos em nossa fantasia e imaginação compondo seres inexistentes
com pedaços ou partes de ideias adventícias que temos em nossa memória. A
afirmação acima se refere a:
( ) Solução de Kant. ( ) Ideias adventícias. ( ) Ideias fictícias. ( ) Ideias inatas. ( ) Inatismo platônico.
6) São aquelas
ideias que não poderiam vir de nossa experiência sensorial, pois não há objetos
sensoriais ou sensíveis para elas nem de nossas fantasias, pois não há como
compô-las. Ex: infinito, triângulo. Essa afirmação refere-se a:
( ) Solução de Kant. ( ) Ideias fictícias. ( ) Ideias inatas. ( ) Inatismo platônico. ( ) Ideias adventícias.
7) A razão, a
verdade e as ideias racionais são adquiridas por nós pela experiência, antes da
experiência somo “tábula rasa” onde nada foi escrito. A afirmação acima se
refere a:
( ) empirismo (
) Ideias fictícias. ( ) Ideias
inatas. ( ) Inatismo platônico. ( ) Ideias adventícias.
8) Os empiristas
afirmam que as ideias racionais nos advêm através das sensações que se reúnem e
formam uma percepção. Os sentidos de que dispomos são:
( ) Tato, olfato, audição, paladar, visão. ( ) Tradição, cultura, audição, paladar, visão.
( ) Religião, conhecimento, olfato,
audição, paladar. ( ) Organismo intestino, tato, olfato, audição. ( ) Caráter, personalidade, intestino, tato,
olfato.
9) A percepção
por sua vez se combinam e se associam. Essa associação se dá basicamente de
três formas. Indique o item abaixo onde apareçam as três formas.
( ) Semelhança, proximidade ou contiguidade
espacial e sucessão temporal. ( )
Crença, continuidade temporal e contiguidade temporal. ( ) Esperança, crença, e semelhança. ( ) Definição, contradição e transformação. ( ) comunicação, semelhança e sucessão
temporal.
10) Um dos
principais empirista da tradição filosófica é
( ) David Hume. ( ) Immanuel Kant. ( ) René Descartes. ( ) Cesare Beccaria ( ) Jean-Jacques Rousseau
11) Aponte abaixo os
dois problemas recorrentes dos defensores da razão inata que chamaremos aqui de
problemas do inatismo.
Procedimentos do
raciocino que provam que ideias racionais podem ser falsas.
Sentimentos
religiosos que não obstante toda racionalidade pode operar milagres.
Embate político
que luta por uma vida melhor não obstante todos os confortos adquiridos.
Procedimentos
psicológicos que contraria toda sensibilidade externa.
O conhecimento
sobre a realidade e o homem que muda o conteúdo das ideias consideradas
universais.
Comunicação
social que transforma as relações de linguagens entre os segmentos tribais.
Intervenção
clinica-médica que aumenta a expectativa de vida da população.
quarta-feira, 14 de maio de 2014
trabalho 2° bimestre 1° ano vespertinoDione Augusta.
Trabalho de Filosofia 1° ano
vespertino
Períodos da História da Filosofia.
1. Filosofia
Antiga. Autores. Platão e Aristóteles. A, B, C, D
2. Filosofia
Patrística. Agostinho e Boécio. E, F, G, H
3. Filosofia
Medieval. Autores. Maquiavel e Tomás de Aquino I, J, K, L
4. Filosofia
Renascentista. Autores. Erasmo de Roterdã e Montaigne. M, N, O, P
5. Filosofia
Moderna. Autores. Hume e Descartes Q, R, S
6. Filosofia
Iluminista Autores. Kant e Beccaria. T, U, V, X
7. Filosofia
Contemporânea. Autores. Foucault e Merleau-Ponty Y, W, Z.
Encontre o tema correspondente a letra do seu nome. Escreva 30 linhas para cada tema. Use apenas caneta azul ou preta. Individual. Deixar no caderno. Vale 2,5. maior nota da escola.
Data de
entrega entre os dias 16 e 20 de junho.
Orientações.
Fale sobre
vida do autor e sua ideia principal que consagrou para a tradição filosófica.
Exemplo. Francis
Bacon criou a teoria dos quatro ídolos: da caverna, do teatro, da tribo e do
templo. Explique um pouco a ideia, sempre de caneta azul ou preta e faça isso
em 30 linhas não menos.
prova 2° ano noturno
ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA
SILVA SOUZA. DISCIPLINA: FILOSOFIA. PROF. IRZAIR CIRO CORREA
ALUNO(A)
____________________________________ SERIE 2° ANO NOTURNO TURMA ________
RESPONDA
USANDO APENAS CANETA AZUL OU PRETA. NÃO RASURAR A PROVA. APENAS O GABARITO
SERÁ ACEITO PARA EFEITO DE ATRIBUIÇÃO NOTA. VALOR DA PROVA 4,0. CADA QUESTÃO VALE 0,5
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3
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PREENCHA
COM A LETRA (LEGÍVEL) CORRESPONDENTE A CADA QUESTÃO
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2) No
texto a seguir a razão tem vários sentidos, indique com a letra correspondente.
E depois encontre a sequencia correta.
( a ) Eu estou com a razão.
( b ) Momento de fúria e desespero.
( c ) Agora que você me disse suas
razoes.
( d ) Qual a razão disso.
( ) Certeza ( ) motivo
( ) causa ( )lucidez.
3) Marque
apenas a opção correta
( ) Razão é aquilo que o coração sente
quando está emocionado.
( ) Razões são coisas da intelectualidade latente
no ser humano.
( ) Razão é nome que damos a consciência
intelectual e moral.
( ) No texto a palavra razões
e razão significa absolutamente a mesma coisa.
( ) Razão é o motivo do coração e razões
são as emoções e paixões.
4)
De acordo com o texto marque VERDADEIRO OU FALSO para as
assertivas abaixo e em seguida encontre a sequencia correta.
( ) Emoções, sentimentos e paixões
são motivos da maioria das coisas que fazemos.
( ) A consciência intelectual e
moral são igual ás emoções e paixões.
( ) A razão é a capacidade puramente
intelectual para obter p conhecimento verdadeiro da natureza, sociedade e
história.
( ) Sentido, causa, motivo e
lucidez são alguns dos sentidos da palavra razão.
( ) A razão como consciência moral é a
vontade racional livre que não se deixa dominar pelos impulsos passionais.
( ) A razão pode ser considerada
como capacidade intelectual para obter o conhecimento religioso.
( ) Racional pode significar clareza de
ideias, ordem e resultado de esforço intelectual segundo as regras do
pensamento e da linguagem.
5) A
razão faz oposição a quatro atitudes mentais. Marque apenas a opção incorreta.
( ) Conhecimento
cientifico.
( ) conhecimento ilusório
( ) emoções sentimentos
e paixões
( ) crença religiosa
( ) êxtase místico.
6)
Relacione com o numero correspondente e indique a sequencia correta
1. É conhecimento da mera aparência ou das coisas
que não alcança a realidade ou a verdade delas.
2. Paixões cegas, caóticas, desordenadas,
contrárias umas as outras, ora dizendo sim, ora dizendo não.
3. Verdade concedida pela fé numa revelação divina
não dependendo do conhecimento racional.
4. O espírito acredita estar em relação direta com
o ser divino e participar dele sem intervenção do intelecto.
( ) conhecimento ilusório
( ) emoções sentimentos e paixões
( ) crença religiosa
( ) êxtase místico.
7) Marque
A para princípios racionais; B para sentidos da palavra razão; C atitude mental
oposta á razão. Depois marque na sequencia correta
( ) Principio da razão
suficiente. ( ) Conhecimento ilusório.
( ) Lucidez. Principio do terceiro excluído.
( ) Crença religiosa. ( ) Principio
de não contradição. ( ) Êxtase místico.
( ) Causa. ( ) Certeza.
( ) Emoções, sentimentos e paixões.
( ) Motivo. ( ) Principio de
identidade.
8) Não
possuem um conteúdo determinado, pois, são formas. Tem validade universal. É
necessário, isto, é indispensável para o pensamento. As afirmações acima fazem
referência aos:
(
) Sentido
da palavra razão.
(
) Categoria
da analítica transcendental.
(
) Atitude
mental oposta á razão.
(
) Princípios
racionais.
9)
Relacione com os números correspondentes e depois encontre a sequencia correta
A) Principio de identidade. B) Principio
da razão suficiente. C) Principio do terceiro excluído. D) Principio de não
contradição.
( ) O que é, é. É impossível que uma
coisa, seja qual for, seja diferente do que ela é.
( ) Uma coisa não pode ser e não ao
mesmo tempo e sob a mesma relação. Exemplo: gordo e magro.
( ) Uma coisa ou é ou não é, não há uma
terceira opção. Está chovendo ou não.
( ) Todo efeito tem uma causa ou motivo
que originou.
prova de sociologia 3° ano
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO
MÉDIO “DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA. DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Cuiabá,_______de Maio de 2014 Prof. Irzair Ciro Aluno (a)_____________________________________3º Ano _______Período: Noturno 1º BIM.
Cuiabá,_______de Maio de 2014 Prof. Irzair Ciro Aluno (a)_____________________________________3º Ano _______Período: Noturno 1º BIM.
Responda
usando apenas caneta azul ou preta. Não rasurar a prova. Nas questões
objetivas apenas o gabarito será aceito para efeito de atribuição nota. Valor
da prova 4,0. Cada questão vale
0,5
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2
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7
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Preencha
com a letra (legível) correspondente a cada questão.
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1)
A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a
Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação
de problemas e conceitos pela Sociologia?
a) A
situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade
industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
b) O
crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade
popular e o conservadorismo.
c) O
sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos
trabalhadores rurais.
d) A
religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da
propriedade.
2).
(FUVEST) No processo de formação dos Estados Nacionais da França e da
Inglaterra podem ser identificados os seguintes aspectos:
a)
fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do Estado Moderno
b)
ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja
c)
desagregação do feudalismo e centralização política
d)
diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial
3) Qual
das alternativas abaixo define de forma correta o Absolutismo?
a) Sistema
econômico que prevaleceu na Europa na época do Antigo Regime.
b)
Sistema econômico e político que prevaleceu na França durante toda Idade Média.
c)
Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa entre os
séculos XVI e XVIII. Tinha como principal característica a concentração de
poderes nas mãos dos reis.
d)
Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa e Ásia
entre os séculos XI e XV. Tinha como principal característica a concentração de
poderes nas mãos dos senhores feudais.
4) O
liberalismo emergiu no século XVIII, como reação ao:
a) Absolutismo
b) Estado
Moderno
c)
Neoliberal
d) Socialismo
5) (UEL –
2003) Leia o texto a seguir.
Estado Violência. Sinto no meu corpo. A dor que angustia. A lei ao meu
redor. A lei que eu não queria. Estado violência Estado hipocrisia. A lei que
não é minha. A lei que eu não queria (...)
(TITÃS. Estado Violência. In: Cabeça dinossauro. [S.L.] WEA, 1986, 1 CD (ca. 35’97”). Faixa 5 (3’07”).)
A letra da música: “Estado Violência”, dos Titãs, revela a percepção dos autores
sobre a relação entre o indivíduo e o poder do Estado. Sobre a canção, é
correto afirmar:
a)
Mostra um indivíduo satisfeito com a sua situação e que apoia o regime político
instituído.
b)
Representa um regime democrático em que o indivíduo participa livremente da
elaboração das leis.
c)
Relata os sentimentos de um indivíduo alienado e indiferente à forma como o
Estado elabora suas leis.
d) Apresenta um indivíduo para quem o Estado,
autoritário e violento, é indiferente a sua vontade.
Texto
O texto abaixo, de John Locke (1632-1704), revela
algumas características de uma determinada corrente de pensamento.
“Se
o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos se é senhor
absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito,
por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e
sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio
responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do
mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros
porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na
maior parte, pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da propriedade
que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas
circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está
cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa
vontade juntar se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem
unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo
de propriedade.”
(Os
Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991)
6) Do ponto de vista político, podemos considerar o texto como uma tentativa
de justificar:
a) a existência do governo
como um poder oriundo da natureza.
b) a origem do governo como
uma propriedade do rei.
c) o absolutismo monárquico
como uma imposição da natureza humana.
d) a origem do governo como
uma proteção à vida, aos bens e aos direitos.
e) o poder dos governantes,
colocando a liberdade individual acima da propriedade.
7) Analisando o texto, podemos
concluir que se trata de um pensamento:
a) do socialismo utópico.
b) do absolutismo monárquico
c) do liberalismo
d) do socialismo científico.
8)
Apresente as principais características de: Poder, Estado e Política.
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BOA
PROVA
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