segunda-feira, 19 de maio de 2014

GABARITO 1° ANO VESP 2014 1° BIMESTRE

PROVAS APLICADAS AO 1° ANO VESPERTINO 2014
GABARITO  1° ANO VESPERTINO 1° BIM
QUESTÃO
1
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3
4
5
6
7
8
Prova 1
D
D
D
C
C
D
D
D
Prova 2
D
C
D
C
C
D
D
D
Prova 3
D
D
D
D
D
D
D
D
Prova 4
D
C
D
D
D
D
D
D
Prova 5
D
D
D
D
E
D
A
E
Prova 6
E
B
D
E
A
E
D
B

domingo, 18 de maio de 2014

atividades 2 ano 2° bimestre 2014

Razão: inata ou adquirida? p. 83-96

1) Marque V ou F nas alternativas abaixo.
(  ) As duas grandes correntes que tentam responder aos questionamentos humanos são empirismo e classicismo.
(  ) O empirismo afirma que ao nascermos trazemos em nossa inteligência não só os princípios racionais mas também algumas ideias verdadeiras.
(  ) O inatismo afirma que a razão, seus princípios e procedimentos são adquiridos pela experiência,
(  ) De acordo com o texto há dois tipos de empirismo: empirismo platônico e empirismo cartesiano.
(  ) Platão defende a ideia de inatismo principalmente em duas obras: Ménon e República.
(  ) Na teoria da reminiscência Platão afirma que nascemos com a razão e ideias verdadeiras e a filosofia só nos faz relembrar delas.
(  ) O inatismo cartesiano consiste em três pontos principais: ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas.
(  ) Ideias adventícias são aquelas que originam de nossas sensações, percepções e lembranças.
(  ) Ideias fictícias são aquelas que criamos em nossa imaginação e fantasia criando seres fictícios.
(  ) Ideias inatas não provêm nem da fantasia nem da experiência sensorial, por exemplo: o infinito.

2) Ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas aparecem como ponto de vista do:
(  ) Empirismo. (  ) Soluções de Leibniz. ( ) Inatismo cartesiano. (  ) Inatismo platônico. (  ) Solução de Kant.

3) Conhecer é relembrar. Já nascemos com a razão e ideias verdadeiras e a filosofia só nos faz relembrar delas. A ideia acima é o conceito básico de:
(  ) Platão e se refere a teoria da reminiscência.
(  ) Aristóteles e se refere as quatro causas.
(  ) Heráclito e teoria do devir constante.
(  ) Parmênides e o estudo do ser
(  ) Platão e o mito da caverna.

4) São ideias que originam da nossa sensação ou percepção, lembranças que nos vem porque tivemos a experiência sensorial ou sensível das coisas. Essa afirmação refere-se a:
(  ) Inatismo platônico. (  ) Solução de Kant. (  ) Ideias adventícias. (  ) Ideias fictícias. (  ) Ideias inatas.

5) São aquelas ideias que criamos em nossa fantasia e imaginação compondo seres inexistentes com pedaços ou partes de ideias adventícias que temos em nossa memória. A afirmação acima se refere a:
(  ) Solução de Kant. (  ) Ideias adventícias. (  ) Ideias fictícias. (  ) Ideias inatas. (  ) Inatismo platônico.

6) São aquelas ideias que não poderiam vir de nossa experiência sensorial, pois não há objetos sensoriais ou sensíveis para elas nem de nossas fantasias, pois não há como compô-las. Ex: infinito, triângulo. Essa afirmação refere-se a:
(  ) Solução de Kant. (  ) Ideias fictícias. (  ) Ideias inatas. (  ) Inatismo platônico. (  ) Ideias adventícias.

7) A razão, a verdade e as ideias racionais são adquiridas por nós pela experiência, antes da experiência somo “tábula rasa” onde nada foi escrito. A afirmação acima se refere a:
(  ) empirismo (  ) Ideias fictícias. (  ) Ideias inatas. (  ) Inatismo platônico. (  ) Ideias adventícias.

8) Os empiristas afirmam que as ideias racionais nos advêm através das sensações que se reúnem e formam uma percepção. Os sentidos de que dispomos são:
(  ) Tato, olfato, audição, paladar, visão. (  ) Tradição, cultura, audição, paladar, visão. (  ) Religião, conhecimento, olfato, audição, paladar. ( ) Organismo intestino, tato, olfato, audição. (  ) Caráter, personalidade, intestino, tato, olfato.

9) A percepção por sua vez se combinam e se associam. Essa associação se dá basicamente de três formas. Indique o item abaixo onde apareçam as três formas.
(  ) Semelhança, proximidade ou contiguidade espacial e sucessão temporal. (  ) Crença, continuidade temporal e contiguidade temporal. (  ) Esperança, crença, e semelhança. (  ) Definição, contradição e transformação. (  ) comunicação, semelhança e sucessão temporal.

10) Um dos principais empirista da tradição filosófica é
(  ) David Hume. (  ) Immanuel Kant. (  ) René Descartes. (  ) Cesare Beccaria (  ) Jean-Jacques Rousseau

11) Aponte abaixo os dois problemas recorrentes dos defensores da razão inata que chamaremos aqui de problemas do inatismo.
Procedimentos do raciocino que provam que ideias racionais podem ser falsas.
Sentimentos religiosos que não obstante toda racionalidade pode operar milagres.
Embate político que luta por uma vida melhor não obstante todos os confortos adquiridos.
Procedimentos psicológicos que contraria toda sensibilidade externa.
O conhecimento sobre a realidade e o homem que muda o conteúdo das ideias consideradas universais.
Comunicação social que transforma as relações de linguagens entre os segmentos tribais.
Intervenção clinica-médica que aumenta a expectativa de vida da população.








quarta-feira, 14 de maio de 2014

trabalho 2° bimestre 1° ano vespertinoDione Augusta.

Trabalho de Filosofia 1° ano vespertino
Períodos da História da Filosofia.
1. Filosofia Antiga. Autores. Platão e Aristóteles. A, B, C, D
2. Filosofia Patrística. Agostinho e Boécio. E, F, G, H
3. Filosofia Medieval. Autores. Maquiavel e Tomás de Aquino I, J, K, L
4. Filosofia Renascentista. Autores. Erasmo de Roterdã e Montaigne. M, N, O, P
5. Filosofia Moderna. Autores. Hume e Descartes Q, R, S
6. Filosofia Iluminista Autores. Kant e Beccaria. T, U, V, X
7. Filosofia Contemporânea. Autores. Foucault e Merleau-Ponty Y, W, Z.

Encontre o tema correspondente a letra do seu nome. Escreva 30 linhas para cada tema. Use apenas caneta azul ou preta. Individual. Deixar no caderno. Vale 2,5. maior nota da escola.
Data de entrega entre os dias 16 e 20 de junho.
Orientações.
Fale sobre vida do autor e sua ideia principal que consagrou para a tradição filosófica.

Exemplo. Francis Bacon criou a teoria dos quatro ídolos: da caverna, do teatro, da tribo e do templo. Explique um pouco a ideia, sempre de caneta azul ou preta e faça isso em 30 linhas não menos.

prova 2° ano noturno

ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA. DISCIPLINA: FILOSOFIA. PROF. IRZAIR CIRO CORREA
ALUNO(A) ____________________________________ SERIE 2° ANO NOTURNO TURMA ________
RESPONDA USANDO APENAS CANETA AZUL OU PRETA. NÃO RASURAR A PROVA. APENAS O GABARITO SERÁ ACEITO PARA EFEITO DE ATRIBUIÇÃO NOTA. VALOR DA PROVA 4,0. CADA QUESTÃO VALE 0,5

1
2
3
4
5
6
7
8
PREENCHA COM A LETRA (LEGÍVEL) CORRESPONDENTE A CADA QUESTÃO









2) No texto a seguir a razão tem vários sentidos, indique com a letra correspondente. E depois encontre a sequencia correta.
( a ) Eu estou com a razão.
( b ) Momento de fúria e desespero.
( c ) Agora que você me disse suas razoes.  
( d ) Qual a razão disso.
(  ) Certeza (  ) motivo (  ) causa (  )lucidez.

3) Marque apenas a opção correta
( ) Razão é aquilo que o coração sente quando está emocionado.
( ) Razões são coisas da intelectualidade latente no ser humano.
(  ) Razão é nome que damos a consciência intelectual e moral.
(  ) No texto a palavra razões e razão significa absolutamente a mesma coisa.
(  ) Razão é o motivo do coração e razões são as emoções e paixões.

4) De acordo com o texto marque VERDADEIRO OU FALSO para as assertivas abaixo e em seguida encontre a sequencia correta.
(   ) Emoções, sentimentos e paixões são motivos da maioria das coisas que fazemos.
(   ) A consciência intelectual e moral são igual ás emoções e paixões.
(   ) A razão é a capacidade puramente intelectual para obter p conhecimento verdadeiro da natureza, sociedade e história.
(   ) Sentido, causa, motivo e lucidez são alguns dos sentidos da palavra razão.
(  ) A razão como consciência moral é a vontade racional livre que não se deixa dominar pelos impulsos passionais.
(   ) A razão pode ser considerada como capacidade intelectual para obter o conhecimento religioso.
(  ) Racional pode significar clareza de ideias, ordem e resultado de esforço intelectual segundo as regras do pensamento e da linguagem.

5) A razão faz oposição a quatro atitudes mentais. Marque apenas a opção incorreta.
(   )  Conhecimento cientifico.
(   )  conhecimento ilusório
(   )  emoções sentimentos e paixões
(   )  crença religiosa 
(   )  êxtase místico.

6) Relacione com o numero correspondente e indique a sequencia correta
1. É conhecimento da mera aparência ou das coisas que não alcança a realidade ou a verdade delas.
2. Paixões cegas, caóticas, desordenadas, contrárias umas as outras, ora dizendo sim, ora dizendo não.
3. Verdade concedida pela fé numa revelação divina não dependendo do conhecimento racional.
4. O espírito acredita estar em relação direta com o ser divino e participar dele sem intervenção do intelecto.
(  )  conhecimento ilusório (   )  emoções sentimentos e paixões (   )  crença religiosa (   )  êxtase místico.

7) Marque A para princípios racionais; B para sentidos da palavra razão; C atitude mental oposta á razão. Depois marque na sequencia correta
(  )  Principio da razão suficiente. (  )  Conhecimento ilusório. (  )  Lucidez. Principio do terceiro excluído. (  )  Crença religiosa. (  )  Principio de não contradição. (  )  Êxtase místico. (  )  Causa. (  )  Certeza. (  )  Emoções, sentimentos e paixões. (  )  Motivo. (  )  Principio de identidade.

8) Não possuem um conteúdo determinado, pois, são formas. Tem validade universal. É necessário, isto, é indispensável para o pensamento. As afirmações acima fazem referência aos:
(  ) Sentido da palavra razão.
(  ) Categoria da analítica transcendental.
(  ) Atitude mental oposta á razão.
(  ) Princípios racionais.

9) Relacione com os números correspondentes e depois encontre a sequencia correta

A) Principio de identidade.  B) Principio da razão suficiente. C) Principio do terceiro excluído. D) Principio de não contradição.
(  ) O que é, é. É impossível que uma coisa, seja qual for, seja diferente do que ela é.
(  ) Uma coisa não pode ser e não ao mesmo tempo e sob a mesma relação. Exemplo: gordo e magro.
(  ) Uma coisa ou é ou não é, não há uma terceira opção. Está chovendo ou não.
(  ) Todo efeito tem uma causa ou motivo que originou.



prova de sociologia 3° ano

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA. DISCIPLINA: SOCIOLOGIA                    
Cuiabá,_______de  Maio de 2014                                                                       Prof. Irzair Ciro                                                                                                                                                                                                                                                                              Aluno (a)_____________________________________3º Ano _______Período:  Noturno              1º BIM.
                                                                     
Responda usando apenas caneta azul ou preta. Não rasurar a prova. Nas questões objetivas apenas o gabarito será aceito para efeito de atribuição nota. Valor da prova 4,0. Cada questão vale 0,5

1
2
3
4
5
6
7
Preencha com a letra (legível) correspondente a cada questão.







   
       
1) A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia?
a) A situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
b) O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.
c) O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.
d) A religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da propriedade.

2). (FUVEST) No processo de formação dos Estados Nacionais da França e da Inglaterra podem ser identificados os seguintes aspectos:
a) fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do Estado Moderno
b) ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja
c) desagregação do feudalismo e centralização política
d) diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial

3) Qual das alternativas abaixo define de forma correta o Absolutismo?
a) Sistema econômico que prevaleceu na Europa na época do Antigo Regime.
b) Sistema econômico e político que prevaleceu na França durante toda Idade Média.
c) Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa entre os séculos XVI e XVIII. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos dos reis.
d) Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa e Ásia entre os séculos XI e XV. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos dos senhores feudais.
4) O liberalismo emergiu no século XVIII, como reação ao:
a)  Absolutismo
b) Estado Moderno
c) Neoliberal
d) Socialismo

5) (UEL – 2003) Leia o texto a seguir.
Estado Violência. Sinto no meu corpo. A dor que angustia. A lei ao meu redor. A lei que eu não queria. Estado violência Estado hipocrisia. A lei que não é minha. A lei que eu não queria (...)
(TITÃS. Estado Violência. In: Cabeça dinossauro. [S.L.] WEA, 1986, 1 CD (ca. 35’97”). Faixa 5 (3’07”).)

A letra da música: “Estado Violência”, dos Titãs, revela a percepção dos autores sobre a relação entre o indivíduo e o poder do Estado. Sobre a canção, é correto afirmar:

a) Mostra um indivíduo satisfeito com a sua situação e que apoia o regime político instituído.

b) Representa um regime democrático em que o indivíduo participa livremente da elaboração das leis.

c) Relata os sentimentos de um indivíduo alienado e indiferente à forma como o Estado elabora suas leis.

d) Apresenta um indivíduo para quem o Estado, autoritário e violento, é indiferente a sua vontade.

Texto

O texto abaixo, de John Locke (1632-1704), revela algumas características de uma determinada corrente de pensamento.

“Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.”

(Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991)

6) Do ponto de vista político, podemos considerar o texto como uma tentativa de justificar:

    a) a existência do governo como um poder oriundo da natureza.
    b) a origem do governo como uma propriedade do rei.
    c) o absolutismo monárquico como uma imposição da natureza humana.
    d) a origem do governo como uma proteção à vida, aos bens e aos direitos.
    e) o poder dos governantes, colocando a liberdade individual acima da propriedade.


   7) Analisando o texto, podemos concluir que se trata de um pensamento:

    a) do socialismo utópico.
    b) do absolutismo monárquico
    c) do liberalismo
    d) do socialismo científico.

8) Apresente as principais características de: Poder, Estado e Política.
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BOA PROVA