domingo, 8 de junho de 2014

TRABALHO 2° ANO COM LINK

TRABALHO PARA O 2° BIMESTRE 2° ANO MATUTINO 2014 ESCOLA DIONE AUGUSTA FILOSOFIA
INATISMO PLATÔNICO E CARTESIANO
EMPIRISMO DE HUME E LOCKE
ESCREVA 30 LINHAS PARA CADA TEMA. USE APENAS CANETA AZUL OU PRETA. DEIXAR NO CADERNO. VALE 2,5 ENTREGAR ATÉ 27/06. INDIVIDUAL.
OBS: TRABALHO COPIADO DE COLEGAS EM SALA DE AULA NÃO SERÃO ACEITOS.
PARA QUALQUER TRABALHO ACESSE ESTE LINK
Para inatismo cartesiano vide:
Para inatismo platônico vide:
Para empirismo de John Locke vide:
Para empirismo de Hume vide:

TRABALHO DE SOCIOLOGIA 2° BIMESTRE

TRABALHO 3° ANO 2° BIMESTRE NOTURNO. SOCIOLOGIA
MOVIMENTOS SOCIAIS: CARA PINTADAS
ESCREVA 30 LINHAS. USE APENAS CANETA AZUL OU PRETA. DEIXAR NO CADERNO. VALE 3,0 ENTREGAR ATÉ 27/06. INDIVIDUAL.

OBS: TRABALHO COPIADO DE COLEGAS EM SALA DE AULA NÃO SERÃO ACEITOS.

sábado, 7 de junho de 2014

TRABALHOS 1. 2, 3 ANOS COM LINK

PARA ALUNOS DA ESCOLA DIONE AUGUSTA
TRABALHO 3° ANO 2° BIMESTRE NOTURNO.
A POLITICA DE ARISTÓTELES.
TRABALHO 2° ANO 2° BIMESTRE NOTURNO.
OS VÁRIOS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA.
TRABALHO 1° ANO 2° BIMESTRE NOTURNO.
FILOSOFIA ANTIGA. PLATÃO E ARISTÓTELES.
ESCREVA 30 LINHAS. USE APENAS CANETA AZUL OU PRETA. DEIXAR NO CADERNO. VALE 3,0 ENTREGAR ATÉ 27/06. INDIVIDUAL.
OBS: TRABALHO COPIADO DE COLEGAS EM SALA DE AULA NÃO SERÃO  ACEITOS.
GENTILEZA DA CASA.




ATIVIDADES. RAZÃO. INATA OU ADQUIRIDA?

ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA. PROF° IRZAIR CIRO CORREA. FILOSOFIA.
Razão: inata ou adquirida? p. 83-96 LIVRO: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
1) Marque V ou F nas alternativas abaixo.
(  ) As duas grandes correntes que tentam responder aos questionamentos humanos são empirismo e classicismo.
(  ) O empirismo afirma que ao nascermos trazemos em nossa inteligência não só os princípios racionais mas também algumas ideias verdadeiras.
(  ) O inatismo afirma que a razão, seus princípios e procedimentos são adquiridos pela experiência,
(  ) De acordo com o texto há dois tipos de empirismo: empirismo platônico e empirismo cartesiano.
(  ) Platão defende a ideia de inatismo principalmente em duas obras: Ménon e República.
(  ) Na teoria da reminiscência Platão afirma que nascemos com a razão e ideias verdadeiras e a filosofia só nos faz relembrar delas.
(  ) O inatismo cartesiano consiste em três pontos principais: ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas.
(  ) Ideias adventícias são aquelas que originam de nossas sensações, percepções e lembranças.
(  ) Ideias fictícias são aquelas que criamos em nossa imaginação e fantasia criando seres fictícios.
(  ) Ideias inatas não provêm nem da fantasia nem da experiência sensorial, por exemplo: o infinito.
2) Ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas aparecem como ponto de vista do:
(  ) Empirismo. (  ) Soluções de Leibniz. ( ) Inatismo cartesiano. (  ) Inatismo platônico. (  ) Solução de Kant.
3) Conhecer é relembrar. Já nascemos com a razão e ideias verdadeiras e a filosofia só nos faz relembrar delas. A ideia acima é o conceito básico de:
( ) Platão e se refere a teoria da reminiscência.
(  ) Aristóteles e se refere as quatro causas.
(  ) Heráclito e teoria do devir constante.
(  ) Parmênides e o estudo do ser
(  ) Platão e o mito da caverna.
4) São ideias que originam da nossa sensação ou percepção, lembranças que nos vem porque tivemos a experiência sensorial ou sensível das coisas. Essa afirmação refere-se a:
(  ) Inatismo platônico. (  ) Solução de Kant. ( ) Ideias adventícias. (  ) Ideias fictícias. (  ) Ideias inatas.
5) São aquelas ideias que criamos em nossa fantasia e imaginação compondo seres inexistentes com pedaços ou partes de ideias adventícias que temos em nossa memória. A afirmação acima se refere a:
(  ) Solução de Kant. (  ) Ideias adventícias. (  ) Ideias fictícias. (  ) Ideias inatas. (  ) Inatismo platônico.
6) São aquelas ideias que não poderiam vir de nossa experiência sensorial, pois não há objetos sensoriais ou sensíveis para elas nem de nossas fantasias, pois não há como compô-las. Ex: infinito, triângulo. Essa afirmação refere-se a:
(  ) Solução de Kant. (  ) Ideias fictícias. (  ) Ideias inatas. (  ) Inatismo platônico. (  ) Ideias adventícias.
7) A razão, a verdade e as ideias racionais são adquiridas por nós pela experiência, antes da experiência somoS “tábula rasa” onde nada foi escrito. A afirmação acima se refere a:
(  ) empirismo (  ) Ideias fictícias. (  ) Ideias inatas. (  ) Inatismo platônico. (  ) Ideias adventícias.
8) Os empiristas afirmam que as ideias racionais nos advêm através das sensações que se reúnem e formam uma percepção. Os sentidos de que dispomos são:
( ) Tato, olfato, audição, paladar, visão. (  ) Tradição, cultura, audição, paladar, visão. (  ) Religião, conhecimento, olfato, audição, paladar. ( ) Organismo intestino, tato, olfato, audição. (  ) Caráter, personalidade, intestino, tato, olfato.
9) A percepção por sua vez se combinam e se associam. Essa associação se dá basicamente de três formas. Indique o item abaixo onde apareçam as três formas.
( ) Semelhança, proximidade ou contiguidade espacial e sucessão temporal. (  ) Crença, continuidade temporal e contiguidade temporal. (  ) Esperança, crença, e semelhança. (  ) Definição, contradição e transformação. (  ) comunicação, semelhança e sucessão temporal.
10) Um dos principais empirista da tradição filosófica é
(  ) David Hume. (  ) Immanuel Kant. (  ) René Descartes. (  ) Cesare Beccaria (  ) Jean-Jacques Rousseau
11) Aponte abaixo os dois problemas recorrentes dos defensores da razão inata que chamaremos aqui de problemas do inatismo.
(  ) Procedimentos do raciocino que provam que ideias racionais podem ser falsas.
(  ) Sentimentos religiosos que não obstante toda racionalidade pode operar milagres.
(  ) Procedimentos psicológicos que contraria toda sensibilidade externa.
(  ) O conhecimento sobre a realidade e o homem que muda o conteúdo das ideias consideradas universais.
(  ) Comunicação social que transforma as relações de linguagens entre os segmentos tribais.
(  ) Intervenção clinica-médica que aumenta a expectativa de vida da população.
(  ) Embate político que luta por uma vida melhor não obstante todos os confortos adquiridos.