segunda-feira, 31 de agosto de 2015

atividade 2 3 bimestre

ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA PROF. IRZAIR CIRO CORREA FILOSOFIA. ATIVIDADES 2
1) Indique nas opções abaixo as características do pensamento cientifico.
(   ) Experimental, modular e cibernético.
(   ) Sistemático, hiperbólico e transcendental.
(   ) Metódico, imanente e cartesiano.
(   ) Experimental, sistemático e metódico.
(   ) Sistemático, aristotélico e heideggeriano.
2) Dentre os eventos  que produziram grandes transformações e proporcionaram o surgimento e efetivação das ciências marque apenas as incorretas.
(   ) A retomada de ideias e valores da Grécia e Roma antiga buscando a valorização do ser humano e do pensamento.
(   ) Grandes navegações, expansão das rotas comerciais e o contato com novas civilizações.
(   ) Reforma protestante precursor de uma nova mentalidade religiosa em oposição aos valores feudais da igreja.
(   ) Queda da aristocracia e ascensão da burguesia e do proletariado russo
(   ) Crença na imortalidade da alma e salvação apenas pela fé
(   ) A reaparição da ideia do guerreiro grego que deveria ser mais alto, mais rápido e mais forte.
3) De acordo com o texto a palavra sistemático significa:
(   ) Fazer parte de um sistema mesmo sem o seu consentimento.
(   ) Pensar através de divagações como faziam os nefelibatas.
(   ) Levar em conta apenas o que é imanente em detrimento do transcendente.
(   ) É algo organizado que procura relacionar as várias partes que compõe um determinado conhecimento.
(   ) Segue determinado caminho previamente concebido utilizando a ferramenta adequada para obtenção de um resultado.
4) Aristóteles afirmou que todo corpo físico que tem massa e peso busca seu “lugar natural”. Indique a sequencia abaixo de acordo com a classificação aristotélica do mais pesado para o mais leve. 
(   ) Fogo, ar, água e terra. (   ) Ar, terra, fogo e água. (   ) Terra, água, ar e fogo. (   ) Fogo, ar, terra e água. (   ) Água, fogo, ar e terra.
5) Aponte abaixo a explicação que mais se aproxima da teoria da gravidade apresentado em estado embrionário por Aristóteles desfeita por Galileu e levada a cabo Isaac Newton.
(   ) Afirma que dois objetos em movimento estão em igualdade em ralação ao outro.
(   ) Um objeto que não fica exposto ao ar fica impossibilitado de se decompor.
(   ) Uma ação sempre exige uma reação na mesma medida e proporção.
(   ) Um corpo maior sempre atrai um para um local mais próximo do seu centro.
(   ) Quando penso mesmo que pensando errado isso prova que eu existo.
6) Marque apenas a alternativa correta.
a) A palavra metódica significa.
(   ) Fazer parte de um método mesmo sem o seu consentimento.
(   ) Pensar através de divagações como faziam os nefelibatas.
(   ) Levar em conta apenas o que é imanente em detrimento do transcendente.
(   ) É algo organizado que procura relacionar as várias partes que compõe um determinado conhecimento.
(   ) Segue determinado caminho previamente concebido utilizando a ferramenta adequada para obtenção de um resultado.
c) O autor da teoria conhecida como lei da gravidade é:
(   ) René Descartes (   ) Aristóteles  (   )Galileu Galilei (   ) Isaac Newton (   ) Sir Alex Ferguson.
d) Os gregos trabalhavam com dois níveis de conhecimento. São eles:
Doxa que quer dizer opinião e diz respeito ao senso comum.
Doxa diz repeito a racionalidade e é metódica e sistemática.
Episteme está no nível da opinião e é municiado pela mitologia.
Episteme diz repeito a racionalidade e é metódica e sistemática.
Sistemática e está na ordem do cartesiano e matemático.
Metódica e fala da racionalidade dos homens e dos deuses.
7) Marque V ou F nas opções abaixo.
(  ) Sistemático é algo organizado que procura relacionar as várias partes que compõe um determinado conhecimento.
(  ) Metódico segue determinado caminho previamente concebido utilizando a ferramenta adequada para obtenção de um resultado.
(  ) A ciência é marcada pela experimentação e está ligada a mentalidade religiosa católica.
(  ) Um dos motivos do desenvolvimento da ciência é o contato com novas civilizações e o estabelecimento de novas rotas comerciais.
(  ) De acordo com Aristóteles a terra é mais pesada que água, que pesa mais que o ar, que pesa mais que o fogo.
(  ) René Descartes é o autor da teoria conhecida como lei da gravidade.
(  ) Isaac Newton é autor da teoria da relatividade juntamente com Galileu Galilei.
(  ) A ciência egípcia era prática e a ciência grega era teórica.
(  ) Os filósofos pré socráticos criaram a física que estuda as leis que rege a natureza.
(  ) Reforma protestante, grandes navegações não contribuíram de forma alguma para o desenvolvimento das ciências.
(  ) O pensamento cientifico é caracterizado pelo experimento metodologia e sistema.



quinta-feira, 6 de agosto de 2015

atividades 3 bim 2015 geral

Escola Estadual Dione Augusta. Filosofia Prof. Irzair Ciro Correa
Atividades 3° bimestre
1) Marque Certo ou Errado para as afirmações abaixo.
(  ) A mitologia está ligada a religião na medida em que narra a ação dos deuses gregos antigos.
(  ) A mitologia não é uma religião sistemática e institucionalizada, mas religiosidade mutante e aberta.
(  ) Mito é uma narrativa fictícia e imaginada, cujo objetivo é explicar alguma coisa.
(  ) Na tragédia de Édipo o homem aparece como capitão da própria alma e dono do seu destino.
(  ) O mito continua atual através de artista e jogadores de futebol que não são vistos como pessoas comuns.
(  ) Mito é uma narrativa fictícia e a filosofia está baseada no raciocínio buscando explicação não sobrenatural.
(  ) A filosofia substitui a mitologia, visto que filósofos jamais recorreram a ele para elucidar suas ideias.
(  ) A religião se baseia em dogmas que são verdades absolutas não podendo ser questionadas.
(  ) A religião é uma forma de pensamento, explicação da natureza e dá sentido a vida humana.
(  ) Na religião não há conflito por interesses políticos e nem manipulação da fé.
(  ) A filosofia procura romper com os dogmas procurando explicações que façam sentido sem o recurso da fé.
(  ) Gramsci a firma que o senso é um bom ponto de partida e devemos nos contentar com ele.
(  ) Não há filosofia sem senso comum, mas a permanência no senso comum impede o desenvolvimento da filosofia,
(  ) Mitologia, religião e senso comum são as únicas maneiras de se obter conhecimento verdadeiro.
De acordo com Deleuze a filosofia, a arte e a religião são as três potencias do pensamento.
 2) Indique nas opções abaixo quais são as três potências do pensamento.
 (  ) Arte, ginástica e esporte.
(  ) Filosofia arte e política
(  ) Economia arte e religião
(  ) Filosofia arte e ciência
(  ) Filosofia política e religião.
3 Complete com a letra correspondente a ideia de cada autor sobre o senso comum.
(a) Aristóteles (b) Sêneca (c) Dewey (d) Kant (e) Vico (f) Reid
(   ) É o princípio do gosto, da faculdade de formar juízos sobre os objetos do sentimento em geral.
(   ) Diz respeito às interações entre os seres vivos e o ambiente, com o fim de realizar objetos de uso e de fruição, os símbolos empregados são determinados pela cultura corrente de um grupo social.
(   ) A filosofia visa a desenvolver o senso comum
(   ) Capacidade geral de sentir, perceber as determinações sensíveis comuns a vários sentidos,
(   ) É falta grave "abominar o gênero vulgar do discurso e o costume do S. comum
(   ) O senso comum é um juízo sem reflexão, comumente sentido por toda uma ordem, todo um povo, toda uma nação, ou por todo o gênero humano.
4. Indique abaixo as três características do mito apresentadas na Poética de Aristóteles.
(   ) Como forma atenuada de intelectualidade.
(   ) Como uma forma de incorporada apenas pelos povos desenvolvidos
(   ) Como forma autônoma de pensamento ou de vida.
(   ) Uma religião sistemática e institucionalizada.
(   ) Como uma garantia dos deuses dando salvação aos homens
(   ) Como instrumento de estudo social.
(   ) Como uma forma mais desenvolvida do senso comum.

5. “Crença na garantia sobrenatural de salvação, e técnicas destinadas a obter e conservar essa garantia”. A afirmação acima se refere a:
(   ) Principal característica do mito e sua importância para a sociedade.
(   ) Ideia de senso comum exposta por Kant em sua Crítica da razão pura.
(   ) Definição de religião comumente aceita.
(   ) Ideia de política na antiga Atenas.
(   ) Forma filosófica desenvolvida na Alemanha do século XVIII.

6. Marque as abaixo as opções que não se referem ao mito.
(   ) É considerado um produto inferior ou deformado da atividade intelectual.
(   ) Constitui-se em uma forma cientifica de determinara fórmulas.
(   ) Constitui a via humana mais curta para a persuasão.
(  ) Consiste em tomar determinado fenômeno natural como chave para a explicação de todos os outros fenômenos.
(   ) É a distribuição de títulos para nobres na antiga Inglaterra.
(   ) Este é uma forma autônoma de pensamento e de vida.
(   ) Mitiga o sofrimento dos homens dando-lhes paz de espírito.
(   ) A justificação retrospectiva dos elementos fundamentais que constituem a cultura de um grupo.
(  ) Reforça a tradição e dá-lhe maior valor e prestígio, vinculando-a à mais elevada, melhor e mais sobrenatural realidade dos acontecimentos iniciais.






definição de senso comum

ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA FILOSOFIA PROF° IRZAIR CIRO CORREA
ATIVIDADES 3° BIMESTRE
SENSO COMUM
1. Aristóteles designou com esta expressão a capacidade geral de sentir, à qual atribuiu duas funções: 1ª constituir a consciência da sensação, que é o "sentir o sentir", porquanto tal consciência não pode pertencer a um órgão especial do sentido, como, p. ex., à visão ou ao tato; 2ª perceber as determinações sensíveis comuns a vários sentidos, como o movimento, o repouso, o aspecto, o tamanho, o número e a unidade.
2. Nos escritores clássicos latinos, essa expressão tem o significado de costume, gosto, modo comum de viver ou de falar. Neste sentido, Cícero adverte que no orador é falta grave "abominar o gênero vulgar do discurso e o costume do S. comum", e Sêneca afirma que "a filosofia visa a desenvolver o S. comum" Vico expressava numa fórmula lapidar o pensamento tradicional dos autores latinos ao afirmar: "O S. comum é um juízo sem reflexão, comumente sentido por toda uma ordem, todo um povo, toda uma nação, ou por todo o gênero humano", e ao atribuir ao S. comum a função de confirmar e determinar "o arbítrio humano, incertíssimo por sua própria natureza, (...) no que diz respeito às necessidades ou utilidades humanas". Essa expressão teve o mesmo significado na Escola Escocesa. Em Investigação sobre o espírito humano segundo os princípios do senso comum (1764), T. Reid usa essa expressão para designar as crenças tradicionais do gênero humano, aquilo em que todos os homens acreditam ou devem acreditar.
Para essa escola, o S. comum é o critério último de juízo e o princípio que dirime todas as dúvidas filosóficas. Hoje, essa expressão costuma ter significado análogo, embora sem a conotação elogiosa atribuída pelos filósofos escoceses. Dewey, p. ex., ressalta o caráter prático do S. comum: "Visto que os problemas e as indagações em torno do S. comum dizem respeito às interações entre os seres vivos e o ambiente, com o fim de realizar objetos de uso e de fruição, os símbolos empregados são determinados pela cultura corrente de um grupo social. Eles formam um sistema, mas trata-se de um sistema de caráter mais prático que intelectual. Esse sistema é constituído por tradições, profissões, técnicas, interesses e instituições estabelecidas no grupo. As significações que o compõem são efeito da linguagem cotidiana comum, com a qual os membros do grupo se intercomunicam".
3- Na doutrina de Kant o S. comum é o princípio do gosto, da faculdade de formar juízos sobre os objetos do sentimento em geral. "Tal princípio só poderia ser considerado S. comum, que é essencialmente diferente da inteligência comum, que às vezes também é chamada de S. comum, pois esta não julga conforme o sentimento, mas conforme conceitos, embora se trate em geral de conceitos obscuramente representados". A inteligência comum neste trecho é o S. comum dos escritores latinos e da escola escocesa, que Kant considera inútil em filosofia essa também é a opinião de Hegel e de outros.

MITO
 Além da acepção geral de "narrativa", na qual essa palavra é usada, p. ex., na Poética de Aristóteles, do ponto de vista histórico é possível distinguir três significados do termo: 1° M. como forma atenuada de intelectualidade; 2° M. como forma autônoma de pensamento ou de vida; 3° M. como instrumento de estudo social.
1ª Na Antigüidade clássica, o M. é considerado um produto inferior ou deformado da atividade intelectual. A ele era atribuída, no máximo, "verossimilhança", enquanto a "verdade" pertencia aos produtos genuínos do intelecto. Esse foi o ponto de vista de Platão e de Aristóteles. Platão contrapõe o M. à verdade ou à narrativa verdadeira, mas ao mesmo tempo atribui-lhe verossimilhança, o que, em certos campos, é a única validade a que o discurso humano pode aspirar e, em outros, expressa o que de melhor e mais verdadeiro se pode encontrar. Também para Platão o M. constitui a "via humana mais curta" para a persuasão;
A essa esfera de interpretação do M. pertencem as chamadas teorias naturalistas, que prevaleceram no séc. XIX na Alemanha. Segundo elas, o M. é produto da mesma atitude teórica ou contemplativa que dará origem à ciência; consiste em tomar determinado fenômeno natural como chave para a explicação de todos os outros fenômenos. Os fenômenos astronômicos, os meteorológicos e outros foram invocados com esse fim. Mais recentemente, outra escola sociológica viu no M. sobretudo a lembrança dos acontecimentos passados. Em ambos os casos essas "explicações naturalistas" do M. nada mais fazem que reduzi-lo a uma forma imperfeita de atividade intelectual.
2ª para a segunda concepção de M., este é uma forma autônoma de pensamento e de vida. Nesse sentido, a validade e a função do M. não são secundárias e subordinadas em relação ao conhecimento racional, mas originárias e primárias, situando-se num plano diferente do plano do intelecto, mas dotado de igual dignidade. Foi Vico o primeiro a expressar esse conceito de M.: "As fábulas, ao nascerem, eram narrações verdadeiras e graves (donde ter a fábula sido definida como (vera narratió) que no mais das vezes nasceram obscenas, e por isso depois se tornaram impróprias, a seguir alteradas, então inverossímeis, adiante obscuras, daí escandalosas, e finalmente incríveis, que são as sete fontes da dificuldade das fábulas"
3ª A terceira concepção de M. consiste na moderna teoria sociológica que se pode atribuir principalmente a Fraser e a Malinowski. Este último vê no M. a justificação retrospectiva dos elementos fundamentais que constituem a cultura de um grupo. "O M. não é uma simples narrativa, nem uma forma de ciência, nem um ramo de arte ou de história, nem uma narração explicativa. Cumpre uma função sui generis, intimamente ligada à natureza da tradição, à continuidade da cultura, à relação entre maturidade e juventude e à atitude humana em relação ao passado. A função do M. é, em resumo, reforçar a tradição e dar-lhe maior valor e prestígio, vinculando-a à mais elevada, melhor e mais sobrenatural realidade dos acontecimentos iniciais." Nesse sentido, o M. não se limita ao mundo ou à mentalidade dos primitivos. É indispensável a qualquer cultura.

RELIGIÃO. Crença na garantia sobrenatural de salvação, e técnicas destinadas a obter e conservar essa garantia. A garantia religiosa é sobrenatural, no sentido de situar-se além dos limites abarcados pelos poderes do homem, de agir ou poder agir onde tais poderes são impotentes e de ter um modo de ação misterioso e imperscrutável. A origem sobrenatural da garantia não implica necessariamente que ela seja oferecida por uma divindade e que, portanto, a relação com a divindade seja necessária à R.: na realidade, existem R. ateístas, como o budismo primitivo, retomado e defendido neste seu caráter por escolas posteriores