Escola Estadual Dione Augusta. Prof. Irzair Ciro Correa
Atividades 2° ano 3° bimestre 2016
1) Sobre o item “A dimensão humana da
corporeidade” julgue e responda. P.95
I. As preocupações atuais com o corpo têm a ver apenas com a saúde.
II. As pessoas são pressionadas e estimuladas a ser o que são
independentes da estética.
III. De acordo com Lipovetsky nossa sociedade não tem mais “deveres”
apenas “tarefas”.
IV. Amor ao corpo, esportes ecológicos, opção sexual estão em voga na
sociedade pós-moralista.
V. A pressão por parecer jovem e saudável, praticar atividades físicas é
uma preocupação somente estética.
( ) Todas as alternativas estão
corretas.
( ) Nenhuma das alternativas está
correta.
( ) Apenas os itens I, II, III
estão corretos.
( ) Apenas os itens I, II, III
estão incorretos.
( ) Apenas os itens III, IV, V
estão corretos.
2) Leia “Uma brevíssima história do
corpo, aos olhos da filosofia” e marque V ou F. p. 96
(F) A teoria psicossomática afirma
que o corpo é dotado apenas de matéria.
(F ) O ideal do guerreiro grego é
que ele fosse belo, forte e persuasivo no discurso.
(V ) Entre os gregos a admiração
pela força e beleza produziram as disputas atléticas.
(V ) Mitologicamente falando
Prometeu produziu um boneco e Zeus lhe deu o sopro de vida.
(V ) Na criação do homem a lenda de
Prometeu remete a relatos bíblicos aceitos pelo cristianismo.
(V ) Entre os gregos o homem era
composto de parte material e com um toque de espiritualidade.
(F ) Psique em grego quer dizer
corpo e soma significa alma, ambos tem a mesma importância.
3) Leia o item “Platão: ideias e
sentidos”. p. 97 e julgue.
I. Para Platão as ideias não são criadas pelos homens, mas perfeitas
porque são eternas.
II. O corpo humano é parte do mundo sensível e alma parte do mundo ideal.
III. Como a alma é eterna e o corpo perecível Platão entende que só a
alma merece ser cuidado.
IV. O corpo é imperfeito, mas foi criado a partir de uma ideia perfeita,
assim como todas as outras coisas sensíveis.
V. O corpo se constitui uma prisão para alma, morrendo o corpo a alma se
liberta e retorna ao mundo perfeito.
VI. A teoria platônica se denomina dualismo psicofísico composto de alma
imaterial e corpo físico.
( ) Todas as alternativas estão
corretas.
( ) Nenhuma das alternativas está
correta.
( ) Apenas os itens I, II, III
estão corretos.
( ) Apenas os itens III está
incorreto.
( ) Apenas os itens III, IV, VI
estão corretos.
4) Hilemorfismo é:
( ) Teoria de Espinosa que defende
a ideia de um corpo com um recheio de alma.
( ) Ideia de Aristóteles que
significa matéria e forma e afirma que o corpo é orgânico.
( ) Ideia defendida pelos cínicos
demonstrando que o corpo é composto apenas de matéria.
( ) Teoria divulgada no ocidente
onde desenvolveu uma ciência sexual metódica.
( ) Significa corpo próprio e foi
desenvolvida pelos estóicos e bem recebida no oriente.
5. Sobre a teoria de Espinosa sobre o
corpo e mente julgue os itens abaixo e responda.
I. Foi defendida por Espinosa e significou o rompimento com a teoria
milenar do dualismo.
II. Afirma que o corpo sofre afecções que podem aumentar ou diminuir sua
potência de agir.
III. As afecções podem ser alegria ou tristeza, saúde e doença, riqueza e
pobreza.
IV. Afirma que não há diferença entre corpo e alma e um não pode obrigar
o outro a nada.
V. Espinosa herdou sua teoria de Platão e Aristóteles e deu continuidade
ao hilemorfismo.
VI. Espinosa diz que ninguém tinha sido capaz de dizer qual era o limite
do corpo.
( ) Todas as alternativas estão
corretas.
( ) Nenhuma das alternativas está
correta.
( ) Apenas os itens I, II, III
estão corretos.
( ) Apenas os itens III, V estão
incorretos.
( ) Apenas os itens III, IV, VI
estão corretos.
6) Julgue os itens abaixo sobre o
conceito de "corpo próprio" de Merleau-Ponty.
I. Muda o foco da teoria cartesiana que afirma que o pensamento dá a
certeza da existência.
II. Desbanca teorias mecanicistas que entendem que o corpo só tem sentido
se for recheado com uma alma.
III. O conceito de corpo próprio é ideia de que cada pessoa é um corpo
que percebe, pensa e atua no mundo e sobre si mesmo.
IV. Para Merleau-Ponty corpo próprio é a sede da percepção da percepção
do mundo e de mim mesmo, possibilidade única de existência concreta.
V. Merleau-Ponty concorda com a máxima cartesiana que afirma
categoricamente “penso, logo existo”.
( ) Todas as alternativas estão
corretas.
( ) Nenhuma das alternativas está
correta.
( ) Apenas os itens I, II, III, IV
estão corretos.
( ) Apenas os itens III, V estão
incorretos.
( ) Apenas os itens III, IV, V
estão corretos
7) Observe a reflexão de Michel
Foucault sobre o corpo e marque V ou F nas opções a seguir.
(V ) Assim como o corpo é lugar de
exercício de poder ele também carrega a possibilidade de se fazer único.
(F ) O corpo não resiste ao
controle, mas submete sem resistência aos processos educacionais.
(V ) Para Foucault o “desprezo pelo
corpo” propugnado por Descartes na Idade Média é apenas aparente.
(V ) A teoria de Foucault é
conhecida como poder disciplinar que é uma tecnologia de controle que atua
individualizando os corpos.
(V ) O poder disciplinar está
presente em todas as instituições tais como: escolas, fábricas, hospitais,
presídios.
(F ) Para Foucault o poder
disciplinar que atua nos corpos é completamente maléfico e evita a tomada de
consciência.
(V ) O esquecimento do corpo tinha
função de mascarar o controle a que ele estava submetido.
(V ) A disciplina tem efeitos
positivos ela possibilita que cada um se conheça melhor e tenha consciência do
próprio corpo.
8) Ligue cada item a sua definição.
1) soma. 2) psique. 3) hilemorfismo. 4) organicismo. 5) dualismo
psicofísico. 6) afecções. 7) corpo próprio. 8) poder disciplinar. 9)
mecanicismo.
(3) Teoria aristotélica, segundo
qual, todas as coisa resultam de dois princípios diferentes, mas complementares
denominado de matéria e forma.
(4 ) O corpo e a alma atuam em
consonância, pensar é uma ato da alma, mas só é possível porque existe corpo.
(5 ) O ser humano é formado de uma
alma eterna e de um corpo perecível.
(6 ) São constituídos de alegria e
tristeza e podem aumentar ou diminuir a potência da ação.
(7 ) É a sede da percepção do mundo
e de mim mesmo, possibilidade única de existência concreta.
(8 ) Tecnologia de controle que
atua disciplinando e individualizando os corpos.
(1 ) Traduz-se por corpo, constitui
certa quantidade de matéria de que o homem é formado.
(9 ) Considera o corpo um objeto,
um mecanismo cujo funcionamento é possível conhecer.
(2 ) Traduz-se por alma, o sopro
que anima a matéria e e que dá vida ao corpo.
9) Leia o item “sexualidade: entre o
biológico e o cultural". p. 101 julgue e responda.
I. Sexualidade é uma questão simples visto que pode ser entendida apenas
como uma questão biológica.
II. A influência cultural não atua sobre o fator sexual em nenhum ser
humano, homem ou mulher.
III. Para Foucault o Oriente produziu uma arte erótica, e o Ocidente uma
ciência sexual produtora de verdades.
IV. Para Simone de Beauvoir ninguém nasce mulher, mas torna-se mulher.
V. O corpo não é apenas matéria, mas também cultura, e a sexualidade está
ligada a dinâmica da vida humana.
( ) Todas as alternativas estão
corretas.
( ) Nenhuma das alternativas está
correta.
( ) Apenas os itens I, II, III, IV
estão corretos.
( ) Apenas os itens III, V estão
incorretos.
( ) Apenas os itens III, IV, V
estão corretos
10) Ligue cada autor a sua ideia.
1) Foucault. 2) Aristóteles. 3) Platão. 4) Merleau-Ponty. 5) Espinosa. 6)
Simone de Beauvoir. 7) Filósofos patrísticos. 8) Lipovetsky
(4) Definiu o conceito de corpo
próprio onde cada pessoa é um corpo que pensa e existe concretamente.
(2) Defende teorias organicistas
expressadas através do hilemorfismo.
(7) O corpo é o lugar do pecado e
a alma expressão da pureza divina e controlador do corpo.
(3) Entende que o corpo pertence
ao mundo dos sentidos e a alma ao mundo prefeitos das ideias.
(6) Não existe uma natureza
feminina de forma geral, mas uma condição feminina de forma particular.
(8) Na sociedade pós moralista o
homem não tem mais deveres, apenas tarefas para ser feliz.
(1) Demonstra que o corpo é lugar
de atuação de um poder controlador e disciplinar.
(5) Defende que não há alma como
recheio do corpo, mas uma mente que compõe paritariamente com o corpo.
Responder questões 1, 2, 3, 4, 5, 6 p. 112-113. “A
filosofia no Enem e nos vestibulares”. Indicar apenas respostas corretas.
Texto 1. “O corpo utópico” p. 105. Copiar e
responder questões 1, 2.
Texto 2 “Tornar-se mulher” p. 105-106.
Copiar e responder questões 1, 2, 3.
Resumos.
Dimensão humana da corporeidade. 95-96 ________________10 linhas
Uma brevíssima historia do corpo, aos olhos da filosofia. 96 ___ 5 linhas
Platão. Ideias e sentidos. 97 _______________________ 10 linhas
Aristóteles. Matéria e forma. 97-98 __________________10 linhas
Espinosa. Corpo e mente. 98-99 _____________________20 linhas
Novos conceitos na filosofia do corpo. 99-100___________25 linhas
Sexualidade: entre o biológico e o cultural. 101-104 ______30 linhas