sexta-feira, 6 de abril de 2012

ESCOLA RAIMUNDO EXPERIENCIA FILOSÓFICA

Informações para os alunos de filosofia da escola Raimundo Pinheiro.
Baseado no texto “A experiência filosófica” do livro “Filosofando” página 12-24
Questões da página 23
a) a informação. O assassinato da menina e a multidão que acompanha in loco o desenrolar dos acontecimentos. O foco é a comoção popular que o crime provocou.
b) o conhecimento. A partir da experiência do seu consultório e orientado pela teoria psicanalítica o autor interpreta que essas pessoas excessivamente indignadas desejavam linchar os suspeitos porque “precisam muito proclamar que aquilo não é com eles”.
c) sabedoria. Toda fala é inesgotável do ponto vista filosófico por isso vamos citar apenas algumas. Querem linchar porque anseiam por justiça, mas o que é a justiça? Querem que os criminosos sejam punidos por conta da questões dos direitos humanos, mas não são todos humanos? E os direitos dos criminosos.
Obs: tenho um artigo publicado sobre esse assunto onde exponho minha opinião segue o link http://www.webartigos.com/artigos/a-sociedade-do-espetaculo-midiatico/35836/
Questões da pagina 24
1)  O não filosofo tem em comum com os filosofo a disposição para questionar as ideias e as ações morais, estéticas políticas. Mas é diferente porque o senso comum não se baseia no rigor conceitual do filosofo que também conhece a história da filosofia.
2) Husserl quis dizer que não há uma definição única de filosofia, uma vez que cada filosofo repensa e reconstrói constantemente o que entende por filosofia. Esse conceito varia conforme o tempo e o lugar.
3) Radical, no contexto não significa ser inflexível, mas buscar a raiz do conceito, aquilo que cada coisa significa, explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. Por exemplo: o que é política? Quais são as características da democracia? O que é arte? Etc....
4)
a) A máxima socrática “só sei que nada sei” refere-se a Sócrates, mas também á própria filosofia. Assim como Sócrates a atitude do filosofo não é a de quem sabe de antemão, mas daquele que indaga e questiona aquilo que parece óbvio.
b) O método baseia-se na noção de ironia e maiêutica aplicada pelo filosofo nas ruas de Atenas, em conversa com transeuntes.
c) A acusação de corrupção da juventude era um pretexto, porque Sócrates indagava o sentido dos conceitos e fazia críticas aos costumes. quanto a quem seriam os inimigos de Sócrates hoje talvez seriam os ditadores, religiosos fanáticos entre outros que não aceitam opiniões alheias e nem qualquer espécie de discussão.
6) De acordo com a visão pragmática do nosso tempo, prevalece a tendência de pensar que a filosofia não serve para nada, que não trará dinheiro ou sucesso
7) Arte, cinema, música, religião, ciências, trabalho, cultura etc.....
8)
a) a história é uma ciência que desenvolve um método para investigar um evento passado.
b) a filosofia da historia investiga os conceitos da historia, pergunta se a historia é ciência, se for, que tipo de método usa, o que é um fato histórico, se há neutralidade ou subjetividade na investigação do historiador, quais são os problemas da causalidade em historia, o que o tempo etc....
9) a filosofia instaura o caos onde há cosmos e, nesse sentido é capaz de criticar a si mesmo e não só outras formas de pensar e agir. Portanto, a filosofia também abre fendas no guarda sol tal como o artista.
10) a filosofia não é um conhecimento, mas uma atitude críticas sobre todos os saberes. Não impõe verdades, mas pretende persuadir pelo discurso racional, pelo diálogo, assim como Sócrates que diz nada saber, porque a filosofia rejeita o óbvio e questiona a realidade; rejeita o dogmatismo e busca superar as crendices, os preconceitos e estereótipos; precisa de humildade e coragem para ousar enfrentar costumes arriaigados.





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