quarta-feira, 14 de maio de 2014

prova 2° ano noturno

ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA. DISCIPLINA: FILOSOFIA. PROF. IRZAIR CIRO CORREA
ALUNO(A) ____________________________________ SERIE 2° ANO NOTURNO TURMA ________
RESPONDA USANDO APENAS CANETA AZUL OU PRETA. NÃO RASURAR A PROVA. APENAS O GABARITO SERÁ ACEITO PARA EFEITO DE ATRIBUIÇÃO NOTA. VALOR DA PROVA 4,0. CADA QUESTÃO VALE 0,5

1
2
3
4
5
6
7
8
PREENCHA COM A LETRA (LEGÍVEL) CORRESPONDENTE A CADA QUESTÃO









2) No texto a seguir a razão tem vários sentidos, indique com a letra correspondente. E depois encontre a sequencia correta.
( a ) Eu estou com a razão.
( b ) Momento de fúria e desespero.
( c ) Agora que você me disse suas razoes.  
( d ) Qual a razão disso.
(  ) Certeza (  ) motivo (  ) causa (  )lucidez.

3) Marque apenas a opção correta
( ) Razão é aquilo que o coração sente quando está emocionado.
( ) Razões são coisas da intelectualidade latente no ser humano.
(  ) Razão é nome que damos a consciência intelectual e moral.
(  ) No texto a palavra razões e razão significa absolutamente a mesma coisa.
(  ) Razão é o motivo do coração e razões são as emoções e paixões.

4) De acordo com o texto marque VERDADEIRO OU FALSO para as assertivas abaixo e em seguida encontre a sequencia correta.
(   ) Emoções, sentimentos e paixões são motivos da maioria das coisas que fazemos.
(   ) A consciência intelectual e moral são igual ás emoções e paixões.
(   ) A razão é a capacidade puramente intelectual para obter p conhecimento verdadeiro da natureza, sociedade e história.
(   ) Sentido, causa, motivo e lucidez são alguns dos sentidos da palavra razão.
(  ) A razão como consciência moral é a vontade racional livre que não se deixa dominar pelos impulsos passionais.
(   ) A razão pode ser considerada como capacidade intelectual para obter o conhecimento religioso.
(  ) Racional pode significar clareza de ideias, ordem e resultado de esforço intelectual segundo as regras do pensamento e da linguagem.

5) A razão faz oposição a quatro atitudes mentais. Marque apenas a opção incorreta.
(   )  Conhecimento cientifico.
(   )  conhecimento ilusório
(   )  emoções sentimentos e paixões
(   )  crença religiosa 
(   )  êxtase místico.

6) Relacione com o numero correspondente e indique a sequencia correta
1. É conhecimento da mera aparência ou das coisas que não alcança a realidade ou a verdade delas.
2. Paixões cegas, caóticas, desordenadas, contrárias umas as outras, ora dizendo sim, ora dizendo não.
3. Verdade concedida pela fé numa revelação divina não dependendo do conhecimento racional.
4. O espírito acredita estar em relação direta com o ser divino e participar dele sem intervenção do intelecto.
(  )  conhecimento ilusório (   )  emoções sentimentos e paixões (   )  crença religiosa (   )  êxtase místico.

7) Marque A para princípios racionais; B para sentidos da palavra razão; C atitude mental oposta á razão. Depois marque na sequencia correta
(  )  Principio da razão suficiente. (  )  Conhecimento ilusório. (  )  Lucidez. Principio do terceiro excluído. (  )  Crença religiosa. (  )  Principio de não contradição. (  )  Êxtase místico. (  )  Causa. (  )  Certeza. (  )  Emoções, sentimentos e paixões. (  )  Motivo. (  )  Principio de identidade.

8) Não possuem um conteúdo determinado, pois, são formas. Tem validade universal. É necessário, isto, é indispensável para o pensamento. As afirmações acima fazem referência aos:
(  ) Sentido da palavra razão.
(  ) Categoria da analítica transcendental.
(  ) Atitude mental oposta á razão.
(  ) Princípios racionais.

9) Relacione com os números correspondentes e depois encontre a sequencia correta

A) Principio de identidade.  B) Principio da razão suficiente. C) Principio do terceiro excluído. D) Principio de não contradição.
(  ) O que é, é. É impossível que uma coisa, seja qual for, seja diferente do que ela é.
(  ) Uma coisa não pode ser e não ao mesmo tempo e sob a mesma relação. Exemplo: gordo e magro.
(  ) Uma coisa ou é ou não é, não há uma terceira opção. Está chovendo ou não.
(  ) Todo efeito tem uma causa ou motivo que originou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário