ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA
SILVA SOUZA. DISCIPLINA: FILOSOFIA. PROF. IRZAIR CIRO CORREA
ALUNO(A)
____________________________________ SERIE 2° ANO NOTURNO TURMA ________
RESPONDA
USANDO APENAS CANETA AZUL OU PRETA. NÃO RASURAR A PROVA. APENAS O GABARITO
SERÁ ACEITO PARA EFEITO DE ATRIBUIÇÃO NOTA. VALOR DA PROVA 4,0. CADA QUESTÃO VALE 0,5
|
|
||||||||
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
PREENCHA
COM A LETRA (LEGÍVEL) CORRESPONDENTE A CADA QUESTÃO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
2) No
texto a seguir a razão tem vários sentidos, indique com a letra correspondente.
E depois encontre a sequencia correta.
( a ) Eu estou com a razão.
( b ) Momento de fúria e desespero.
( c ) Agora que você me disse suas
razoes.
( d ) Qual a razão disso.
( ) Certeza ( ) motivo
( ) causa ( )lucidez.
3) Marque
apenas a opção correta
( ) Razão é aquilo que o coração sente
quando está emocionado.
( ) Razões são coisas da intelectualidade latente
no ser humano.
( ) Razão é nome que damos a consciência
intelectual e moral.
( ) No texto a palavra razões
e razão significa absolutamente a mesma coisa.
( ) Razão é o motivo do coração e razões
são as emoções e paixões.
4)
De acordo com o texto marque VERDADEIRO OU FALSO para as
assertivas abaixo e em seguida encontre a sequencia correta.
( ) Emoções, sentimentos e paixões
são motivos da maioria das coisas que fazemos.
( ) A consciência intelectual e
moral são igual ás emoções e paixões.
( ) A razão é a capacidade puramente
intelectual para obter p conhecimento verdadeiro da natureza, sociedade e
história.
( ) Sentido, causa, motivo e
lucidez são alguns dos sentidos da palavra razão.
( ) A razão como consciência moral é a
vontade racional livre que não se deixa dominar pelos impulsos passionais.
( ) A razão pode ser considerada
como capacidade intelectual para obter o conhecimento religioso.
( ) Racional pode significar clareza de
ideias, ordem e resultado de esforço intelectual segundo as regras do
pensamento e da linguagem.
5) A
razão faz oposição a quatro atitudes mentais. Marque apenas a opção incorreta.
( ) Conhecimento
cientifico.
( ) conhecimento ilusório
( ) emoções sentimentos
e paixões
( ) crença religiosa
( ) êxtase místico.
6)
Relacione com o numero correspondente e indique a sequencia correta
1. É conhecimento da mera aparência ou das coisas
que não alcança a realidade ou a verdade delas.
2. Paixões cegas, caóticas, desordenadas,
contrárias umas as outras, ora dizendo sim, ora dizendo não.
3. Verdade concedida pela fé numa revelação divina
não dependendo do conhecimento racional.
4. O espírito acredita estar em relação direta com
o ser divino e participar dele sem intervenção do intelecto.
( ) conhecimento ilusório
( ) emoções sentimentos e paixões
( ) crença religiosa
( ) êxtase místico.
7) Marque
A para princípios racionais; B para sentidos da palavra razão; C atitude mental
oposta á razão. Depois marque na sequencia correta
( ) Principio da razão
suficiente. ( ) Conhecimento ilusório.
( ) Lucidez. Principio do terceiro excluído.
( ) Crença religiosa. ( ) Principio
de não contradição. ( ) Êxtase místico.
( ) Causa. ( ) Certeza.
( ) Emoções, sentimentos e paixões.
( ) Motivo. ( ) Principio de
identidade.
8) Não
possuem um conteúdo determinado, pois, são formas. Tem validade universal. É
necessário, isto, é indispensável para o pensamento. As afirmações acima fazem
referência aos:
(
) Sentido
da palavra razão.
(
) Categoria
da analítica transcendental.
(
) Atitude
mental oposta á razão.
(
) Princípios
racionais.
9)
Relacione com os números correspondentes e depois encontre a sequencia correta
A) Principio de identidade. B) Principio
da razão suficiente. C) Principio do terceiro excluído. D) Principio de não
contradição.
( ) O que é, é. É impossível que uma
coisa, seja qual for, seja diferente do que ela é.
( ) Uma coisa não pode ser e não ao
mesmo tempo e sob a mesma relação. Exemplo: gordo e magro.
( ) Uma coisa ou é ou não é, não há uma
terceira opção. Está chovendo ou não.
( ) Todo efeito tem uma causa ou motivo
que originou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário