Escola
Estadual Dione Augusta Professor Irzair Ciro Correa
Atividades
de Filosofia. 1° ano noturno. 4° bimestre. 2013/14
Temas:
aspectos da filosofia contemporânea. p. 58-67
Atividades
p.58-67
- O século XIX da descoberta da historicidade, ou seja da afirmação de que a história é a realidade que a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente histórico. Afirmação acima é atribuída a:( ) Maquiavel ( ) Rousseau, ( ) Platão, ( ) Hegel, ( ) Locke.
2.
“Saber para prever, prever para prover”. Essa frase é atribuída
a:
(
) Maquiavel; ( ) Rousseau, ( ) Platão, ( ) Comte, ( ) Locke.
3.
A ideia de história e progresso está baseada fundamentalmente em:
marque a alternativa correta.
(
) Que os seres humanos são essencial e necessariamente históricos e
que as ciências as artes e técnicas melhoram com o passar do tempo.
(
) Que os seres humanos tem uma essência duradoura e permanecem os
mesmos em quaisquer tempos, culturas ou outros fatores.
(
) Que o homem depende de Deus como seu criador para fazer parte da
história.
(
) Que a realidade, a verdade e a razão estão além da história não
podendo ser julgada por ela.
(
) Que as artes, a ciências e as técnicas dependem apenas da
realidade, da razão e verdade para forjarem o progresso.
4.
Alguns pensadores passaram a contestar a ideia de progresso porque
ele servia de justificativa para
(
) Legitimar a supremacia da Igreja sobre os estados temporais
(
) Fundamentar ideias errôneas sobre teorias da verdade absoluta
(
) Inspirava grupos violentos a prevalecer sobre os pacifistas.
(
) Inspirava o colonialismo e ao imperialismo, onde os “mais
adiantados” teria direito de dominar os mais “atrasados”.
(
) Proporcionava ocasião para os homens oprimirem as mulheres, visto
que Deus criou primeiro o homem.
5.
Complete as lacunas.
a)
Conte atribuía o progresso ao desenvolvimento das ciências e essas
ciências permitiriam aos humanos __________________, ______________
de modo que o desenvolvimento social se faria pelo progresso
cientifico.
b)
A afirmação de historicidade dos seres humanos, da razão e da
sociedade levou a ideia de que a história é __________ e
___________ pois cada sociedade tem sua própria história.
6)
Coloque a letra que corresponda a afirmação atribuída a cada
ciência.
A)
Sociologia. B) Psicologia. C) Filosofia. D) Pedagogia.
(
) Afirmava confiança plena e total no saber científico e nas
tecnologias para dominar a natureza, a sociedade e os indivíduos.
(
) Ofereceria um saber seguro e definitivo sobre o modo de agir da
sociedade, organizando racionalmente evitando revoltas, revoluções
e desigualdades.
(
) Ensinaria como funciona a psique humana podendo controlar suas
emoções nos livrando da angustia e do medo
(
) Permitiria adaptar perfeitamente as crianças a sociedade bem como
potencializar suas vocações.
7)
Das afirmações abaixo marque X apenas naquelas opções que levaram
a filosofia no século XX a desconfiar do otimismo da filosofia do
século XIX.
(
) Guerras mundiais, ( ) bombardeio de Hiroshima e Nagasaki. ( )
Perda da copa do mundo de 50 para o Uruguai. ( ) Os campos de
concentração nazista e stalinista. ( ) Separação de Charles e
lady Di. ( ) Guerras na Coreia, no Vietnã. ( ) Ditaduras
sangrentas na América Latina. ( ) A imensa fortuna de George Soros.
( ) O tráfico de escravos da África para o Brasil.
8)
Marque V ou F
(
) A razão instrumental é aquela que analisa e interpreta os
limites do pensamento.
(
) A razão instrumental é a razão técnico cientifica que faz das
ciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres
humanos, mas um meio de intimidação, medo, terror e desespero.
(
) A razão crítica é aquela que analisa e interpreta os limites do
pensamento.
(
) A razão crítica é a razão técnico cientifica que faz das
ciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres
humanos, mas um meio de intimidação, medo, terror e desespero.
(
) A pedagogia afirma a confiança plena e total no saber cientifico
e nas tecnologias para dominar a natureza, a sociedade e os
indivíduos.
(
) A sociologia ofereceria um saber seguro e definitivo sobre o modo
de agir da sociedade, organizando racionalmente evitando revoltas,
revoluções e desigualdades.
(
) A filosofia ensinaria como funciona a psique humana podendo
controlar suas emoções nos livrando da angustia e do medo
(
) A pedagogia permitiria adaptar perfeitamente as crianças a
sociedade bem como potencializar suas vocações e talentos.
9) Dos itens abaixo indique aqueles que são formas de governo que não aparecem no texto.
9) Dos itens abaixo indique aqueles que são formas de governo que não aparecem no texto.
(
) Plutocracismo, ( ) hinduísmo, anarquismo, ( ) comunismo, ( )
socialismo, ( ) teocracismo, ( ) fascismo, ( ) nazismo, ( )
stalinismo, ( ) maoismo, ( ) bolchevismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário