PMC FILOSOFIA PROFESSOR IRZAIR CIRO CORREA
REVISÃO PARA PROVA
Períodos e campos de investigação da filosofia grega p. 40-49
1. Período pré socrático ou cosmológico; período
socrático ou antropológico; período sistemático; período helenístico ou
greco-romano.
2. A cosmologia pré socrática é
uma explicação racional e sistemática sobre a origem da natureza, da qual os
seres humanos fazem parte. Não admite a criação do mundo a partir do nada, mas
afirma a geração de todas as coisas por um principio natural de onde tudo vem e
para onde tudo retorna.
3. Kinesis, em grego, significa movimento. Por movimento os gregos não
entendem apenas a mudança de lugar ou a locomoção, mas toda e qualquer
alteração ou mudança qualitativa ou quantitativa de um ser, bem como seu nascimento
e seu perecimento. Esse movimento das coisas e do mundo chama-se devir e segue leis rigorosas que o
pensamento conhece. Essa idéia é central para o pensamento pré socrático porque
nesse período a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as
causas de transformações na natureza.
4. Ensinavam técnicas de persuasão
para os jovens, de modo que, numa assembléia soubessem ter fortes argumentos.
Diziam também que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas estavam repletos
de erros e contradições e que não tinham validade para polis.
5. Sócrates diziam que os
sofistas não eram filósofos, pois não tinham a mor pela sabedoria e nem
respeito pela verdade, defendendo qualquer idéia, se isso fosse vantajoso e
que, antes de querer persuadir os outros, cada deveria, primeiro e antes de
tudo, conhecer-se a si mesmo.
6. Pretendia buscar a verdade de
uma coisa, de uma idéia, de um valor. Ao fazer suas perguntas referindo-se a
idéias, valores, práticas e comportamentos que julgavam certos e verdadeiros
fazia com que os atenienses descobrissem, surpresos, que não sabiam responder e
que nunca tinham pensado em suas crenças, seus valores e suas idéias. Buscava a
essência e conceito porque isso não se encontra pela percepção sensorial, mas
pelo pensamento.
7. Porque ao fazer a juventude
pensar se tornara um perigo para os que detinham o poder.
8. Porque ao contrário do período
cosmológico no qual os filósofos buscavam conhecer causas e origens da
natureza, no período socrático no qual consolidou uma nova classe social de
caráter democrático, as questões humanas passaram a ser centro das preocupações
e investigações, e tais questões buscavam compreender qual era o lugar do homem
no mundo.
9. Em grego, “meta” significa “o que vem depois”. Trata-se das ciência
teoréticas que estuda o ser puro. ( o ser enquanto ser).
10. Do conhecimento do ser, isto
é, da realidade fundamental e primordial de todas as coisas; do conhecimento
das ações humanas ou dos valores e da finalidade da ação humana; do
conhecimento da capacidade humana de conhecer, isto é, o conhecimento do
próprio pensamento em exercício.
11. O campo do conhecimento
formado pelo conjunto da metafísica e da teologia que investiga o ser, a
realidade fundamental e primordial de todas as coisas.
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