sexta-feira, 15 de junho de 2012

REVISÃO PARA PROVA PMC E DIONE


PMC FILOSOFIA PROFESSOR IRZAIR CIRO CORREA
REVISÃO CAP. 5 PÁGINA 50-57
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA.
1) A filosofia está na história porque manifesta e exprime os problemas e as questões que, em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmo diante do que é novo e ainda não foi respondido. A filosofia tem uma história porque as respostas, soluções e novas perguntas oferecidas diante de cada época tornam-se saberes adquiridos que outros filósofos perseguem ou, frequentemente, tornam-se novos problemas que outros filósofos tentam resolver.
2) A ideia da criação do mundo a partir do nada, de pecado original do homem, de Deus como trindade uma, de encarnação e morte de Deus, de juízo final ou de fim dos tempos e a ressurreição dos mortos, etc...Também explicou como o mal pode existir no mundo, já que tudo foi criado por Deus, que é pura perfeição e bondade. Essas ideias são dogmas porque são reveladas por Deus, e, logo, irrefutáveis e inquestionáveis.
3) Havia os que julgavam fé e razão irreconciliáveis e a fé superior a razão, os que julgavam fé e razão conciliáveis, mas subordinavam a razão a fé, e os que julgavam fé e razão irreconciliáveis, mas afirmavam que cada uma delas tem seu campo próprio de conhecimento e não devem misturar-se.
4) A diferença e separação entre infinito (Deus) e finito (homem, mundo); a diferença entre a razão e fé (a primeira deve se subordinar a segunda);  a diferença entre corpo (matéria) e alma (espírito).
5) Primeiro: a linha proveniente dos três diálogos de Platão (Banquete, Fédon, Fedro) segundo: a linha originada dos pensadores florentinos que valorizava a vida ativa (política) e defendia a liberdade de suas cidades; e para finalizar: aquele que propunha o ideal de homem como artífice do seu próprio destino tanto por meio do conhecimento quanto por meio da política, das técnicas e das artes.
6) Porque já não se pode admitir que a razão humana fosse capaz de conhecimento verdadeiro e que a verdade fosse universal e necessária, sobretudo devido ás guerras religiosas, ás descobertas de povos inteiramente diferente dos europeus,ás disputas e querelas filosóficas e teológicas.
7) Trata-se de uma das mudança teóricas fundamentais da filosofia moderna para vencer o ceticismo. Considerando a dúvida da razão humana para conhecer a realidade exterior e o homem, o ponto de partida da filosofia passa a ser a reflexão, isto é, o sujeito do conhecimento volta-se para si mesmo para saber se é capaz de conhecimento verdadeiro. Cogito ergo sum.
8) A natureza a partir de Galileu é concebida como um sistema ordenado de causas e efeitos cuja estrutura profunda e invisível é matemática. Essa concepção leva ás ideias de experimentação cientifica e de tecnologia porque, podendo-se explicar e representar matematicamente as relações de causas e efeitos que produzem conserva-se ou destroem todas as coisas.
9) Porque na filosofia moderna há uma enorme confiança na capacidade e no poder da razão humana, devido a convicção de que se pode explicar o universo mecânica e matematicamente.
10) Pela razão o homem pode conquistar  a liberdade e a felicidade social e política. A razão é capaz de aperfeiçoamento e progresso, e o homem é um ser perfectível. O aperfeiçoamento da razão se realiza pelo progresso das civilizações. Há diferença entre natureza e civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário