Escola Estadual
Dione Augusta. Filosofia. Prof. Irzair Ciro Correa. Atividades (2)
Capitulo 2. O
que é a filosofia? p. 18-27
1) Marque a
alternativa incorreta.
a) Racional
significa argumentado, debatido e compreendido.
( ) A finalidade do
argumento e do debate é conhecer os pressupostos do pensamento.
( ) Racional
significa respeitar as regras de coerência do pensamento.
( ) Para que um
argumento tenha sentido é necessário que seja compreendido, aceito e respeitado
por outros.
( ) Para ser
racional basta ter fé, visto que a razão sem subordinação á fé não tem sentido.
b) O
conhecimento científico pressupõe o conhecimento filosófico, mesmo que o
cientista não seja filósofo.
( ) A filosofia pode
ser a arte de viver bem ou da vida correta ou virtuosa.
( ) A filosofia faz
perguntas desconcertantes e embaraçosas como “o que é o homem”?
( ) A filosofia não
serve para nada, nem para a ciência nem para a vida cotidiana, pois não tem
método.
( ) A filosofia
estuda as paixões e os vicio humanos e analisa a capacidade da razão em impõe
limites.
2) Indique os
três significados da palavra crítica.
( ) Capacidade de
acreditar em deus mesmo em face das perseguições e críticas dos adversários.
( ) Capacidade para
julgar, discernir e decidir corretamente.
( ) Capacidade de
compreender através do senso comum e da intuição psicológica.
( ) Capacidade de
examinar racionalmente as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento.
( ) Postura crítica
diante de qualquer situação, mesmo daquela que nada compreendemos.
( ) Capacidade de
avaliar e examinar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume ou uma obra
de arte.
( ) Capacidade de
julgar através da experiência religiosa intensa os atos de outras pessoas.
( ) Capacidade de
estar sempre de mau humor e falar mal de tudo e de todos.
3) Marque V ou
F.
( ) A primeira
característica da atitude filosófica é positiva e diz não aos preconceitos.
( ) O espanto ocorre
quando tomamos distância do mundo e olhamos como se nunca tivéssemos visto
antes.
( ) A investigação
filosófica inicia quando abandonamos a certeza cotidiana e não temos nada para
substituir.
( ) A investigação
tem inicio através de um ato de fé em algo superior e cósmico.
( ) No momento de
crise surge claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e
das práticas.
( ) A segunda
característica da filosofia é negativa e interroga sobre coisas, ideias, fatos
e situações.
( ) Ser racional é
gostar daquilo que se gosta sem dar explicações ou justificativa a outros.
( ) A face positiva
e negativa da atitude filosófica constitui aquilo que chamamos de atitude
crítica.
( ) Racional
significa argumentar e debater bem como respeitar as conclusões aceitas e
compreendidas.
4) Quando se
pergunta “para que filosofia?” geralmente se recebe uma resposta irônica. Leia
o texto e marque abaixo a resposta.
( ) Cavalos dado não
se olha os dentes, mas cavalo velho só morre em pasto de gente besta.
( ) De medico e
louco todo mundo tem um pouco.
( ) O cântaro de ir
á fonte acaba se quebrando.
( ) O costume do
cachimbo é que entorta o queixo.
( ) A filosofia é
uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual.
5) Complete com
o número correspondente.
1) Atitude
filosófica positiva. 2) Atitude filosófica negativa. 3) Perguntar o que é? 4)
Perguntar como é?
5) Perguntar
porque é?
( ) A filosofia
pergunta qual a realidade e qual a significação de algo, não importa qual.
( ) A filosofia
indaga como é a estrutura ou o sistema de relações que constitui a realidade de
algo.
( ) Por que algo
existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor, de
um ( ) comportamento.
( ) Consiste em
dizer não aos preconceitos, aos pré-juizos, aos fatos e ideias do cotidiano.
( ) É interrogação
sobre o que são as coisas, ideias, fatos, situações e comportamentos e nós
mesmos.
Conceito. Crítica.
CRÍTICA
Termo introduzido por Kant para designar o processo através do
qual a razão empreende o conhecimento de si: "o tribunal que garanta a
razão em suas pretensões legítimas, mas condene as que não têm
fundamento". A C. não é, pois, "a C. dos livros e dos sistemas filosóficos,
mas a C. da faculdade da razão, em geral, com respeito a todos os conhecimentos
aos quais ela pode aspirar independentemente da experiência"; portanto,
também é "a decisão sobre a possibilidade ou impossibilidade de uma
metafísica em geral e a determinação tanto de suas fontes quanto de seu âmbito
e de seus limites". A tarefa da C, portanto, é ao mesmo tempo negativa e
positiva: negativa enquanto restringe o uso da razão; positiva porque, nesses
limites, a C. garante à razão o uso legítimo de seus direitos. A C. assim
entendida afigurava-se a Kant como uma das tarefas de sua época ou, como diz
ele habitualmente, da "Idade Moderna"; de fato, constituía a
aspiração fundamental do Iluminismo, que, decidido a submeter todas as coisas à
C. da razão, não se recusava a submeter a própria razão à C, para determinar
seus limites e eliminar de seu âmbito os problemas fictícios
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