sábado, 5 de abril de 2014

atividades 1° ano 2014 cap. 2 O que é a filosofia?



Escola Estadual Dione Augusta. Filosofia. Prof. Irzair Ciro Correa. Atividades (2)
Capitulo 2. O que é a filosofia? p. 18-27
1) Marque a alternativa incorreta.
a) Racional significa argumentado, debatido e compreendido.
(  ) A finalidade do argumento e do debate é conhecer os pressupostos do pensamento.
(  )  Racional significa respeitar as regras de coerência do pensamento.
(  )  Para que um argumento tenha sentido é necessário que seja compreendido, aceito e respeitado por outros.
(  ) Para ser racional basta ter fé, visto que a razão sem subordinação á fé não tem sentido.
b) O conhecimento científico pressupõe o conhecimento filosófico, mesmo que o cientista não seja filósofo.
(  )  A filosofia pode ser a arte de viver bem ou da vida correta ou virtuosa.
(  )  A filosofia faz perguntas desconcertantes e embaraçosas como “o que é o homem”?
(  )  A filosofia não serve para nada, nem para a ciência nem para a vida cotidiana, pois não tem método.
(  )  A filosofia estuda as paixões e os vicio humanos e analisa a capacidade da razão em impõe limites.
2) Indique os três significados da palavra crítica.
(  )  Capacidade de acreditar em deus mesmo em face das perseguições e críticas dos adversários.
(  )  Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente.
(  )  Capacidade de compreender através do senso comum e da intuição psicológica.
(  )  Capacidade de examinar racionalmente as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento.
(  )  Postura crítica diante de qualquer situação, mesmo daquela que nada compreendemos.
(  )  Capacidade de avaliar e examinar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume ou uma obra de arte.
(  )  Capacidade de julgar através da experiência religiosa intensa os atos de outras pessoas.
(  )  Capacidade de estar sempre de mau humor e falar mal de tudo e de todos.
3) Marque V ou F.
(  )  A primeira característica da atitude filosófica é positiva e diz não aos preconceitos.
(  )  O espanto ocorre quando tomamos distância do mundo e olhamos como se nunca tivéssemos visto antes.
(  )  A investigação filosófica inicia quando abandonamos a certeza cotidiana e não temos nada para substituir.
(  )  A investigação tem inicio através de um ato de fé em algo superior e cósmico.
(  )  No momento de crise surge claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.
(  )  A segunda característica da filosofia é negativa e interroga sobre coisas, ideias, fatos e situações.
(  )  Ser racional é gostar daquilo que se gosta sem dar explicações ou justificativa a outros.
(  )  A face positiva e negativa da atitude filosófica constitui aquilo que chamamos de atitude crítica.
(  ) Racional significa argumentar e debater bem como respeitar as conclusões aceitas e compreendidas.
4) Quando se pergunta “para que filosofia?” geralmente se recebe uma resposta irônica. Leia o texto e marque abaixo a resposta.
(  )  Cavalos dado não se olha os dentes, mas cavalo velho só morre em pasto de gente besta.
(  )  De medico e louco todo mundo tem um pouco.
(  )  O cântaro de ir á fonte acaba se quebrando.
(  )  O costume do cachimbo é que entorta o queixo.
(  )  A filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual.
5) Complete com o número correspondente.
1) Atitude filosófica positiva. 2) Atitude filosófica negativa. 3) Perguntar o que é? 4) Perguntar como é?
5) Perguntar porque é?
(  )  A filosofia pergunta qual a realidade e qual a significação de algo, não importa qual.
(  )  A filosofia indaga como é a estrutura ou o sistema de relações que constitui a realidade de algo.
(  )  Por que algo existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor, de um (  )  comportamento.
(  )  Consiste em dizer não aos preconceitos, aos pré-juizos, aos fatos e ideias do cotidiano.
(  )  É interrogação sobre o que são as coisas, ideias, fatos, situações e comportamentos e nós mesmos.
Conceito. Crítica.
CRÍTICA Termo introduzido por Kant para designar o processo através do qual a razão empreende o conhecimento de si: "o tribunal que garanta a razão em suas pretensões legítimas, mas condene as que não têm fundamento". A C. não é, pois, "a C. dos livros e dos sistemas filosóficos, mas a C. da faculdade da razão, em geral, com respeito a todos os conhecimentos aos quais ela pode aspirar independentemente da experiência"; portanto, também é "a decisão sobre a possibilidade ou impossibilidade de uma metafísica em geral e a determinação tanto de suas fontes quanto de seu âmbito e de seus limites". A tarefa da C, portanto, é ao mesmo tempo negativa e positiva: negativa enquanto restringe o uso da razão; positiva porque, nesses limites, a C. garante à razão o uso legítimo de seus direitos. A C. assim entendida afigurava-se a Kant como uma das tarefas de sua época ou, como diz ele habitualmente, da "Idade Moderna"; de fato, constituía a aspiração fundamental do Iluminismo, que, decidido a submeter todas as coisas à C. da razão, não se recusava a submeter a própria razão à C, para determinar seus limites e eliminar de seu âmbito os problemas fictícios






Nenhum comentário:

Postar um comentário