Escola Estadual Dione Augusta. Filosofia. 1° ano vespertino. Prof. Irzair Ciro Correa
O que é a filosofia. Extraído de: Dicionário de filosofia Nicola Abagannano
FILOSOFIA
A
disparidade das F. tem por reflexo, obviamente, a disparidade de significações
de "F.", o que não impede reconhecer nelas algumas constantes. Destas,
a que mais se presta a relacionar e articular os diferentes significados desse
termo é a definição contida no Eutidemo de Platão: F. é o uso do saber
em proveito do homem. Platão observa que de nada serviria possuir a capacidade
de transformar pedras em ouro a quem não soubesse utilizar o ouro, de nada
serviria uma ciência que tornasse imortal a quem não soubesse utilizar a
imortalidade, e assim por diante. É necessária, portanto, uma ciência em que
coincidam fazer e saber utilizar o que é feito, e esta ciência é a F. Segundo
esse conceito, a F. implica: l° posse ou aquisição de um conhecimento que seja,
ao mesmo tempo, o mais válido e o mais amplo possível; 2° uso desse
conhecimento em benefício do homem. Esses dois elementos recorrem frequentemente
nas definições de F. em épocas diversas e sob diferentes pontos de vista. São
reconhecíveis, por exemplo, na definição de Descartes, segundo a qual
"esta palavra significa o estudo da sabedoria, e por sabedoria não se
entende somente a prudência nas coisas, mas um perfeito conhecimento de todas
as coisas que o homem pode conhecer, tanto para a conduta de sua vida quanto
para a conservação de sua saúde e a invenção de todas as artes" Encontram-se
igualmente na definição de Hobbes, segundo a qual a F. é, por um lado, o conhecimento
causal e, por outro, a utilização desse conhecimento em benefício do homem bem
como na de Kant, que define o conceito cósmico da F. (o conceito que
interessa necessariamente a todos os homens) como o de "ciência da relação
do conhecimento à finalidade essencial da razão humana" Essa finalidade
essencial é a "felicidade universal"; portanto, a F. "refere
tudo à sabedoria, mas através da ciência" Não tem significação diferente a
definição de F. dada por Dewey, como "crítica dos valores", no sentido
de "crítica das crenças, das instituições, dos costumes, das políticas, no
que se refere seu alcance sobre os bens"
a) De acordo com
o texto ter objetividade é: p.12
( ) Ter uma atitude
imparcial, perceber e compreender as coisas como verdadeiramente são.
( ) Ter atitude de
fé e agradar a Deus acima de tudo.
( ) Ser político e
mesmo assim ser honesto.
( ) Usar a razão e
nunca deixar de ter superstições.
( ) Utilizar-se do
senso comum e ao mesmo tempo ter fé e ser racionalista.
b) subjetividade
é:
( ) Uma atitude
parcial que deforma a realidade.
( ) Uma forma de
compreensão que envolve amor
( ) É algo que faço
que só diz respeito a mim
( ) É o uso da razão
para as ciências práticas
( ) Capacidade de se
relacionar com o diferente.
c) Quando o que
era objeto de crença aparece como algo contraditório e problemático e por isso
se transforma em indagação e interrogação, estamos passando da:
( ) Idade juvenil
para a idade adulta.
( ) Postura
dogmática para o ceticismo
( ) Da realidade
para a aparência
( )Atitude
costumeira para a atitude filosófica.
( ) Do senso comum
para a idade da razão.
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