sábado, 5 de abril de 2014

atividades (2) 1° ano 2014



Escola Estadual Dione Augusta. Filosofia. 1° ano vespertino. Prof. Irzair Ciro Correa  
O que é a filosofia. Extraído de: Dicionário de filosofia Nicola Abagannano
FILOSOFIA  A disparidade das F. tem por reflexo, obviamente, a disparidade de significações de "F.", o que não impede reconhecer nelas algumas constantes. Destas, a que mais se presta a relacionar e articular os diferentes significados desse termo é a definição contida no Eutidemo de Platão: F. é o uso do saber em proveito do homem. Platão observa que de nada serviria possuir a capacidade de transformar pedras em ouro a quem não soubesse utilizar o ouro, de nada serviria uma ciência que tornasse imortal a quem não soubesse utilizar a imortalidade, e assim por diante. É necessária, portanto, uma ciência em que coincidam fazer e saber utilizar o que é feito, e esta ciência é a F. Segundo esse conceito, a F. implica: l° posse ou aquisição de um conhecimento que seja, ao mesmo tempo, o mais válido e o mais amplo possível; 2° uso desse conhecimento em benefício do homem. Esses dois elementos recorrem frequentemente nas definições de F. em épocas diversas e sob diferentes pontos de vista. São reconhecíveis, por exemplo, na definição de Descartes, segundo a qual "esta palavra significa o estudo da sabedoria, e por sabedoria não se entende somente a prudência nas coisas, mas um perfeito conhecimento de todas as coisas que o homem pode conhecer, tanto para a conduta de sua vida quanto para a conservação de sua saúde e a invenção de todas as artes" Encontram-se igualmente na definição de Hobbes, segundo a qual a F. é, por um lado, o conhecimento causal e, por outro, a utilização desse conhecimento em benefício do homem bem como na de Kant, que define o conceito cósmico da F. (o conceito que interessa necessariamente a todos os homens) como o de "ciência da relação do conhecimento à finalidade essencial da razão humana" Essa finalidade essencial é a "felicidade universal"; portanto, a F. "refere tudo à sabedoria, mas através da ciência" Não tem significação diferente a definição de F. dada por Dewey, como "crítica dos valores", no sentido de "crítica das crenças, das instituições, dos costumes, das políticas, no que se refere seu alcance sobre os bens"

a) De acordo com o texto ter objetividade é: p.12
(  ) Ter uma atitude imparcial, perceber e compreender as coisas como verdadeiramente são.
(  ) Ter atitude de fé e agradar a Deus acima de tudo.
(  ) Ser político e mesmo assim ser honesto.
(  ) Usar a razão e nunca deixar de ter superstições.
(  ) Utilizar-se do senso comum e ao mesmo tempo ter fé e ser racionalista.
b) subjetividade é:
(  ) Uma atitude parcial que deforma a realidade.
(  ) Uma forma de compreensão que envolve amor
(  ) É algo que faço que só diz respeito a mim
(  ) É o uso da razão para as ciências práticas
(  ) Capacidade de se relacionar com o diferente.
c) Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditório e problemático e por isso se transforma em indagação e interrogação, estamos passando da:
(  ) Idade juvenil para a idade adulta.
(  ) Postura dogmática para o ceticismo
(  ) Da realidade para a aparência
(  )Atitude costumeira para a atitude filosófica.
(  ) Do senso comum para a idade da razão.

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