Escola
Estadual Dione Augusta. Filosofia Prof. Irzair Ciro Correa
Atividades
3° bimestre
1) Marque Certo ou Errado para as
afirmações abaixo.
( ) A mitologia está ligada a religião na
medida em que narra a ação dos deuses gregos antigos.
( ) A mitologia não é uma religião sistemática
e institucionalizada, mas religiosidade mutante e aberta.
( ) Mito é uma narrativa fictícia e imaginada,
cujo objetivo é explicar alguma coisa.
( ) Na tragédia de Édipo o homem aparece como
capitão da própria alma e dono do seu destino.
( ) O mito continua atual através de artista e
jogadores de futebol que não são vistos como pessoas comuns.
( ) Mito é uma narrativa fictícia e a filosofia
está baseada no raciocínio buscando explicação não sobrenatural.
( ) A filosofia substitui a mitologia, visto
que filósofos jamais recorreram a ele para elucidar suas ideias.
( ) A religião se baseia em dogmas que são
verdades absolutas não podendo ser questionadas.
( ) A religião é uma forma de pensamento,
explicação da natureza e dá sentido a vida humana.
( ) Na religião não há conflito por interesses
políticos e nem manipulação da fé.
( ) A filosofia procura romper com os dogmas
procurando explicações que façam sentido sem o recurso da fé.
( ) Gramsci a firma que o senso é um bom ponto
de partida e devemos nos contentar com ele.
( ) Não há filosofia sem senso comum, mas a
permanência no senso comum impede o desenvolvimento da filosofia,
( ) Mitologia, religião e senso comum são as
únicas maneiras de se obter conhecimento verdadeiro.
De acordo
com Deleuze a filosofia, a arte e a religião são as três potencias do
pensamento.
2) Indique nas opções abaixo quais são as três
potências do pensamento.
( ) Arte,
ginástica e esporte.
( ) Filosofia arte e política
( ) Economia arte e religião
( ) Filosofia arte e ciência
( ) Filosofia política e religião.
3 Complete com a letra correspondente a
ideia de cada autor sobre o senso comum.
(a)
Aristóteles (b) Sêneca (c) Dewey (d) Kant (e) Vico (f) Reid
( ) É o princípio do
gosto, da faculdade de
formar juízos sobre os objetos do sentimento em geral.
( ) Diz respeito às
interações entre os seres vivos e o ambiente, com o fim de realizar objetos de
uso e de fruição, os símbolos empregados são determinados pela cultura corrente
de um grupo social.
( ) A filosofia visa a
desenvolver o senso comum
( ) Capacidade geral de
sentir, perceber as determinações
sensíveis comuns a vários sentidos,
( ) É falta grave
"abominar o gênero vulgar do discurso e o costume do S. comum
( ) O senso comum é um
juízo sem reflexão, comumente sentido por toda uma ordem, todo um povo, toda
uma nação, ou por todo o gênero humano.
4. Indique abaixo as três
características do mito apresentadas na Poética de Aristóteles.
(
) Como forma atenuada de intelectualidade.
(
) Como uma forma de incorporada apenas pelos povos desenvolvidos
(
) Como forma autônoma de pensamento ou de vida.
(
) Uma religião sistemática e institucionalizada.
(
) Como uma garantia dos deuses dando salvação aos homens
(
) Como instrumento de estudo social.
(
) Como uma forma mais desenvolvida do senso comum.
5.
“Crença
na garantia sobrenatural de salvação, e técnicas destinadas a obter e conservar
essa garantia”. A afirmação acima se refere a:
(
) Principal característica do mito
e sua importância para a sociedade.
(
) Ideia de senso comum exposta por
Kant em sua Crítica da razão pura.
(
) Definição de religião comumente aceita.
(
) Ideia de política na antiga Atenas.
(
) Forma filosófica desenvolvida na Alemanha do século XVIII.
6.
Marque as abaixo as opções que não se referem ao mito.
( )
É considerado um produto inferior ou deformado da atividade intelectual.
(
) Constitui-se em uma forma cientifica de determinara fórmulas.
(
) Constitui a via humana mais curta para a persuasão.
( )
Consiste em tomar determinado fenômeno natural como chave para a explicação de
todos os outros fenômenos.
(
) É a distribuição de títulos para nobres na antiga Inglaterra.
(
) Este é uma forma autônoma de pensamento e de vida.
(
) Mitiga o sofrimento dos homens dando-lhes paz de espírito.
(
) A justificação retrospectiva dos elementos fundamentais que constituem
a cultura de um grupo.
( )
Reforça a tradição e dá-lhe maior valor e prestígio, vinculando-a à mais
elevada, melhor e mais sobrenatural realidade dos acontecimentos iniciais.
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