domingo, 19 de abril de 2015

prova 1° ano matutino 2015

ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA


 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8q7GB3s542c0D_-FB929qSxc_G3fiD24Alumvg4v-RKZ66IFBu9ARyso-x8Q3HFkWN4bgAh3giMapfauW7UPQUX-25yKsi-D67sp2EWacnAVBJlteRA2WciDldEUwCdEtVkcG3ByyH81L/s1600/2568.png
 
 



Nome do Aluno (a): _____________________________________________1° ANO matutino Turma:______
Professor: IRZAIR CIRO CORREA________________ Data: ____ /____/ ________
Disciplina: Filosofia 1° Bimestre                                                                                                 Nota: ______________

 
Responda usando apenas caneta azul ou preta. Sem rasuras. Nas questões objetivas apenas o gabarito será considerado para atribuir nota.

1) Estabeleça a relação entre Matrix e o Mito da caverna. 0,5
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Marque a opção onde aparece a interpretação de filosofia que não pertence a Platão. 0,5
(a) A filosofia, por um lado, estabelece o principio causal e por outro, o uso desse conhecimento em proveito do homem.
(b) De nada vale a capacidade de transformar pedras em ouro a quem não sabe utilizar o ouro
(c) Posse ou aquisição de conhecimento que seja, ao mesmo tempo, mais válido e mais amplo.
(d) Capacidade de articular o fazer e saber utilizar isso em proveito do homem.
(e) De nada vale a ciência da imortalidade a quem na sabe utilizar-se dela.
3. Relacione com os números correspondentes e depois encontre a sequencia a correta 0,5
1. Platão 2. Descartes 3. Hobbes 4. Kant
(  ) Por um lado, o conhecimento causal e, por outro, a utilização desse conhecimento em benefício do homem
(  ) É estudo da sabedoria para a conduta, preservação da saúde e invenção das artes.
(  ) Ciência da relação do conhecimento à finalidade essencial da razão humana, ou seja, a felicidade universal.
(  ) Posse ou aquisição de um conhecimento que seja, ao mesmo tempo, o mais válido e o mais amplo possível.
(a) 1, 2, 3, 4 (b) 4, 3, 2, 1 (c) 2, 1, 3, 4 (d) 3, 2, 4, 1 (e) 3, 4, 1, 2
4. Marque C para certo e E para errado e depois indique a sequencia correta. 2,0
(  ) Platão dá definição cósmica de filosofia afirmando que ela visa a felicidade universal.
(  ) Hobbes entende a filosofia como um conhecimento causal que deve ser usada em proveito do homem.
(  ) Platão é um filosofo grego que afirma que a filosofia deve ser um saber mais valido e mais amplo possível.
(  ) A filosofia como simples sinônimo de pensar surgiu na Grécia no século VI a. C..
(  ) Filosofar propriamente dito é quando o sábio se torna exemplo de virtudes apreciadas em uma sociedade.
(  ) Platão entende a filosofia como viver virtuosamente mesmo sem nenhum proveito para o homem.
( ) Acreditamos nas coisas ou ideias sem questionar porque somos livres e moralmente responsáveis.
( ) Sócrates é considerado o patrono da filosofia porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas e com os preconceitos de sua sociedade.
( ) O paralelo entre Neo e Sócrates está no fato de ambos desconfiarem das aparências e buscarem respostas.
(  ) Sócrates foi condenado a morte acusado de espalhar dúvidas sobre as ideias e valores dos atenienses e com isso corromper a mocidade.
(  ) As virtudes cardeais que os atenienses acreditavam e Sócrates corrompeu foi a ideia de mais alto, mais rápido e mais forte.
(  ) Sócrates era filho de uma parteira. Sua mãe fazia parto de almas e ele fazia parto de corpos.
(  ) No mito da caverna os grilhões e as correntes são instrumentos da libertação daquele que escapa.
(a) E, C, C, E, E, E, E, C, C, C, E, E, E (b) C, C, C, C, C, C, C, C, C, C, C, C, C (c) E, E, E, E, E, E, E, E, E, E, E, E, E (d) C, E, C, E, C, E, C, C, E, C, E, C, E (e) E, C, E, C, E, C, E, E, C, E, C, E, C
5) Complete com o elemento correspondente e em seguida encontre a sequencia correta. 1,0
1) O mundo das aparências em que vivemos. 2) Sombras projetadas no fundo caverna. 3) Nossos preconceitos opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade. 4) O prisioneiro que se liberta da caverna. 5) A luz do sol. 6) O mundo iluminado pelo sol da verdade. 7) O instrumento que liberta o prisioneiro e com o qual ele quer libertar os outros.
( ) Grilhões e correntes. ( ) Filosofia. ( ) Filósofo. ( ) Verdade. ( ) Realidade. ( ) Caverna. ( ) Nossa percepção.
(a ) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 (b) 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 (c) 7, 1, 6, 2, 5, 4, 3 (d )3, 7, 4, 5, 6, 1, 2 (e )1, 2, 7, 5, 4, 6, 3
6) Complete as lacunas. 0,5
a) Neo significa “novo ou renovado”, Morfeu pertence a mitologia grega, filho do__________ e da ___________.
b) Matrix é um computador gigantesco que escraviza os homens usando a _____ deles para controlar seus ____________e ____________ fazendo-os crer que era _________ o que era ________________.
7. Porque Sócrates é considerado o patrono da filosofia? 0,5
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Escreva de forma clara e sucinta quais são os três conceitos de filosofar que aparecem no texto.0,5
1 _______________________________________________________________________________
2________________________________________________________________________________
3________________________________________________________________________________

Boa prova


Nenhum comentário:

Postar um comentário