Escola Estadual Dione Augusta
Professor Irzair Ciro Correa
Atividades de Filosofia. 1° ano
noturno. 4° bimestre. 2013/14
Temas: aspectos da filosofia
contemporânea. p. 58-67
Os vários sentidos da palavra
razão. p. 68-74
Atividades p.58-67
1. O século XIX da descoberta da
historicidade, ou seja da afirmação de que a história é a realidade que a
razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente histórico.
Afirmação acima é atribuída a: Maquiavel; Rousseau, Platão, Hegel, Locke.
2. “Saber para prever, prever para
prover”. Essa frase é atribuída a:
Maquiavel; Rousseau, Platão, Comte,
Locke.
3. A ideia de história e progresso
está baseada fundamentalmente em: marque a alternativa correta.
( ) Que os seres humanos são
essencial e necessariamente históricos e que as ciências as artes e técnicas
melhoram com o passar do tempo.( ) Que os seres humanos tem uma essência
duradoura e permanecem os mesmos em quaisquer tempos, culturas ou outros
fatores.( ) Que o homem depende de Deus como seu criador para fazer parte da
história.( ) Que a realidade, a verdade e a razão estão além da história não
podendo ser julgada por ela. ( ) Que as artes, a ciências e as técnicas
dependem apenas da realidade, da razão e verdade para forjarem o progresso.
4. Alguns pensadores passaram a
contestar a ideia de progresso porque ele servia de justificativa para
Legitimar a supremacia da Igreja
sobre os estados temporais
Fundamentar ideias errôneas sobre
teorias da verdade absoluta
Inspirava grupos violentos a
prevalecer sobre os pacifistas.
Inspirava o colonialismo e ao
imperialismo, onde os “mais adiantados” teria direito de dominar os mais
“atrasados”.
Proporcionava ocasião para os
homens oprimirem as mulheres, visto que Deus criou primeiro o homem.
5. Complete as lacunas.
a) Conte atribuía o progresso ao
desenvolvimento das ciências e essas ciências permitiriam aos humanos
__________________, ______________ de modo que o desenvolvimento social se
faria pelo progresso cientifico.
b) A afirmação de historicidade dos
seres humanos, da razão e da sociedade levou a ideia de que a história é
__________ e ___________ pois cada sociedade tem sua própria história.
6) Coloque a letra que corresponda
a afirmação atribuída a cada ciência.
A) Sociologia. B) Psicologia. C)
Filosofia. D) Pedagogia.
( ) Afirmava confiança plena e
total no saber científico e nas tecnologias para dominar a natureza, a
sociedade e os indivíduos.( ) Ofereceria um saber seguro e definitivo sobre o
modo de agir da sociedade, organizando racionalmente evitando revoltas,
revoluções e desigualdades.( ) Ensinaria como funciona a psique humana podendo
controlar suas emoções nos livrando da angustia e do medo ( ) Permitiria
adaptar perfeitamente as crianças a sociedade bem como potencializar suas
vocações.
7) Das afirmações abaixo marque X
apenas naquelas opções que levaram a filosofia no século XX a desconfiar do
otimismo da filosofia do século XIX.
Guerras mundiais, bombardeio de
Hiroshima e Nagasaki. Perda da copa do mundo de 50 para o Uruguai. Os campos de
concentração nazista e stalinista. Separação de Charles e lady Di. Guerras na
Coreia, no Vietnã. Ditaduras sangrentas na América Latina. A imensa fortuna de
George Soros. O tráfico de escravos da África para o Brasil.
8) Marque V ou F
a) A razão instrumental é aquela
que analisa e interpreta os limites do pensamento. b) A razão instrumental é a
razão técnico cientifica que faz das ciências e das técnicas não um meio de
liberação dos seres humanos, mas um meio de intimidação, medo, terror e
desespero. c) A razão crítica é aquela que analisa e interpreta os limites do
pensamento. d) A razão crítica é a razão técnico cientifica que faz das
ciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres humanos, mas um meio
de intimidação, medo, terror e desespero. e) A pedagogia afirma a confiança
plena e total no saber cientifico e nas tecnologias para dominar a natureza, a
sociedade e os indivíduos.
f) A sociologia ofereceria um saber
seguro e definitivo sobre o modo de agir da sociedade, organizando
racionalmente evitando revoltas, revoluções e desigualdades.
g) A filosofia ensinaria como
funciona a psique humana podendo controlar suas emoções nos livrando da
angustia e do medo
h) A pedagogia permitiria adaptar
perfeitamente as crianças a sociedade bem como potencializar suas vocações e
talentos.
9) Leia o item “os ideais políticos
revolucionários” p.59 e marque apenas as formas de governo ou regime político
que não aparecem no texto.
Plutocracismo, hinduísmo,
anarquismo, comunismo, socialismo, teocracismo, fascismo, nazismo, stalinismo,
maoismo, bolchevismo.
Conceitos:
Razão crítica. Razão instrumental
Autores: Hegel e Comte
Nenhum comentário:
Postar um comentário