quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

prova 3° ano



ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA. DISCIPLINA: Filosofia DATA      /       /2014  SERIE 3° ANO. 4° bimestre
PROFESSOR IRZAIR CIRO CORREA         TURMA ___________________ noturno VALOR DA PROVA 4,0
ALUNO (a) ___________________________________  Nota _____ 
Responder a prova usando apenas caneta azul ou preta. Não serão aceitas provas com rasuras. Apenas o gabarito será aceito para efeito de atribuição de notas. Não será atribuída nota ao aluno que preencher o espaço destinado a esse fim. Cada questão vale 0,5
1
2
3
4
5
6
7
8
Marque nos quadros ao lado as letras das respostas correspondentes ao número das questões. 1









A maioria da população considera os políticos de plantão como ladrões, uns mais declarados e outros mais descarados, mesmo assim e apesar de tudo, essa classe, a dos políticos, continua no poder, são reeleitos quantas e tantas vezes quiserem. Parte disso se deve a um setor da comunicação que limpa o nome de tais cidadãos perante a população. Isso se chama:
( a  ) Indústria política. ( b  ) Agencia de propaganda eleitoral. ( c ) Indústria de limpeza. ( d  ) Fórum de alforria.
( e) Clear Agency
A charge acima configura uma situação típica do cenário político brasileiro conhecido como:
( a  ) Vanguardista ( b )  Populista ( c  )  Clientelista (d  )  Absolutista (e  )  Neoliberal
3) uma das características dos partidos políticos brasileiro é o clientelismo que estabelece com o seu eleitorado a relação de: marque a alternativa correta.
(a ) Paternalismo. ( b ) Protecionismo. ( c ) Favorecimento. ( d ) Substituição. ( e ) Autoritarismo.
4) A classe política que substitui seus eleitores pela vontade dos dirigentes é conhecida como:
(a ) Absolutistas. (b ) Neoliberais. (c ) Vanguardistas. (d ) Clientelistas. (e ) Populistas.
5) A democracia tem suas características sem a qual não seria democracia. Marque abaixo o item onde apareçam somente esses traços.
(a ) Rotatividade no poder, o poder é sempre um lugar vazio, conflito, debate, direitos e deveres, divisão dos três poderes.
( b ) Imposição da vontade do mais forte, consenso, censura, conflito, liberdade de expressão, sociedade uma e indivisa.
( c ) Conflito, debate, direito e deveres, divisão dos três poderes, direito familiar, hierarquia rígida, práxis não-ideologica.
( d ) Partido político único, voto censitário, direitos não instituídos, concentração do poder nas mãos de grupos.
( e ) Censura, conflito, liberdade de expressão, sociedade uma e indivisa, direitos e deveres, divisão dos três poderes.
6 a criação dos direitos em uma democracia está pautada em três pressupostos, que são:
(a) Liberdade igualdade fraternidade. (b) Honra glória e poder. (c) Justiça, lealdade e honestidade. (d) Igualdade, liberdade e participação no poder. (e) Ordem progresso e desenvolvimento tecnológico.
7) A divisão social do trabalho no Brasil mantém a velha dicotomia formada pelos que manda e pelos que executam. Prevalece ainda o ditado popular “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Essa divisão dicotômica é conhecida como:
(a) Chefe e subordinado. (b) Oficiais e praças. (c) Comandante e subalterno. (d) Dirigentes e executantes. (e) Patrão e empregado.
8) a democracia ateniense era direta, ou seja, cada cidadão que fazia jus a seu direito ia ás reuniões e debatia, defendia ou discordava de uma proposta. A democracia contemporânea, no Brasil, por exemplo, o cidadão vota em alguém para exercer essa função de defender seus direitos, por isso a democracia no país é conhecida como:
(a )  Direta, (b )  indireta, (c )  transversal (d )  ideológica. (e )  Representativa.

BOA PROVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário