sábado, 18 de janeiro de 2014

atividades sociologia 3°ano



Escola Estadual Dione Augusta Professor Irzair Ciro Correa
Atividades de Sociologia 3° ano noturno 4° bimestre 2013/14
Tema: poder, política e Estado.
Como surgiu o Estado moderno. Cap. 10 p. 97-102
1) No período medieval o poder estava nas mãos dos senhores feudais que dominavam a sociedade e mantinha controle sobre a maior parte das terras. Esse tipo de situação aos poucos foi sendo minado pelas: marque abaixo as opções corretas.
1. Revoltas sociais dos camponeses; 2. greve de fome dos religiosos; 3. surgimento de grupos bandoleiros ao estilo de Lampião; 4. recusa dos pagamentos dos impostos; 5. informatização do sistema de cobrança de impostos; 6. crescimento das cidades e do comércio que apressou a desagregação do feudalismo.
2) Dentre os itens abaixo apenas um não contribuiu para o surgimento do Estado Moderno, indique-os.
1.Surgimento das forças armadas e do monopólio da violência nas mãos do Estado; 2. cobrança de impostos, signo de poder e manutenção do Estado; 3.transformação da sociedade por meio da consciência de classe preconizada por Marx e Freud; 4.instauração da estrutura jurídica, isto é, dos juízes e dos tribunais em várias instâncias. 5. Instauração de um corpo burocrático para administrar o patrimônio público tais como: portos, sistema educacional, saúde, estradas etc...
3. No texto a seguir aparecem 4 tipos de Estados são eles:
Estados democráticos, estado tirânico, estado oligárquico, estado republicano, estados absolutistas, estados liberais estados nacionais estados neoliberais.
4. Assinale V para alternativa correta e F para alternativas falsas.
O estado absolutista é fruto da revolução filosófica e literária conhecida como Iluminista.
O Estado absolutista surgiu dentro da conjuntura expansão mercantilista e foi implantado primeiramente na França e teve seu ponto nos EUA.
O Estado absolutista surgiu dentro da conjuntura expansão mercantilista e foi implantado inicialmente em Portugal e teve seu ponto alto na França com Luis XIV que afirmava que “l´etat c´est moi” (o estado sou eu)
A principal característica do absolutismo é o monopólio ou concessão dele fixando preços, tarifas, centralizando a prática da justiça etc..
 A principal característica do absolutismo é o individualismo, a liberdade e a propriedade privada.
5. Tem como referencia os valores primordiais pautados na liberdade, individualismo e propriedade privada.
Sua proposta consistia em ser o guardião da ordem, sem interferir nas relações entre os indivíduos, mas apena garantir sua segurança.
Garantiu o estabelecimento da separação entre o público e privado.
Fundamenta-se na ideia de soberania popular afirmando que todo poder emana do povo. As afirmações acima são partes constituintes dos:
Estados absolutistas, estados liberais estados nacionais estados neoliberais.
6. Preencha as lacunas
a) o liberalismo surgiu no século XVII como reação ao _______ tendo como valores primordiais o _______, _____________,__________
b) De acordo com _____________ as atividades econômicas não devem ser reguladas pelo Estado, mas por si mesma, ou seja, pela Mao invisível do mercado.
c) O estado absolutista é bem expresso pela frase de Luis XIV que afirmava que ____________
d) O absolutismo colocou frente a frente os interesses dos estamentos ______________ e os da _______________, a classe em ascensão naquela época.
7) As teorias dos pensadores liberais começaram a desmoronara no começo do século XIX e ruíram definitivamente com o advento da Primeira Grande Guerra, isso se deu devido a: assinale a alternativa correta:
1. Ausência de regras que disciplinasse a compra e venda de artigos estrangeiros de luxo. 2. Concorrência entre as alfândegas de países parceiros dos mercados comuns. 3. Estabelecimentos de isenções fiscais entre os membros da Zona do Euro. 4. Intensa concorrência entre as empresas provocavam a falência de pequenas firmas ou eram compradas pelas maiores. 5. A Grande Guerra causou a destruição dos campos e das indústrias e elas precisaram de um plano de restauração estatal.
Conceitos.
Estado Absolutista.
O Estado Absolutista tem como característica geral a centralização e unificação administrativa, com a eliminação da autonomia dos poderes locais e das cidades. Podemos notar também a formação de um grupo de pessoas especializadas nos negócios administrativos, a chamada burocracia, além da formação de um exército, em geral mercenário. Outra característica do Estado Absolutista é a arrecadação de impostos "reais", necessários para custear as despesas com o exército e a burocracia. Além disso, é importante ressaltar a unificação do sistema de pesos e medidas, assim como a unificação monetária; e a imposição da justiça real, sobreposta à justiça senhorial.
Estado Liberal.
Definição
Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
Origem
O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
Princípios básicos do liberalismo:
-Defesa da propriedade privada; - Liberdade econômica (livre mercado); - Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);- Igualdade perante a lei (estado de direito)
Teóricos.
Adam Smith, John Locke, John Maynard Keynes, Milton Friedman
Neoliberlismo.
Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
-pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;- política de 
privatização de empresas estatais;- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização - abertura da economia para a entrada de multinacionais;- adoção de medidas contra o protecionismo econômico;- desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;- diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;- posição contrária aos impostos e tributos excessivos;- aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;- contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;- a base da economia deve ser formada por empresas privadas;- defesa dos princípios econômicos do capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário