sábado, 25 de janeiro de 2014

prova 1° ano



ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA. DISCIPLINA: Filosofia DATA     /     /2014 
SERIE 1° ANO. 4° bimestre
PROFESSOR IRZAIR CIRO CORREA         TURMA ___________________Vespertino VALOR DA PROVA 4,0
ALUNO (a) ___________________________________  Nota ­­­­­­­­­­­­­____________ 
Responder a prova usando apenas caneta azul ou preta. Não serão aceitas provas com rasuras. Nas questões objetivas apenas o gabarito será aceito para efeito de atribuição de notas. Não será atribuída nota ao aluno que preencher o espaço destinado a esse fim. Cada questão vale 0,5
1
2
3
4
6
7
8
Marque nos quadros ao lado as letras das respostas correspondentes ao número das questões. 2








1) Marque a alternativa correta. Uma doutrina filosófica surgiu entre os anos 1930 e 1950 e tinha como principal diretriz afirmar que “o homem é um ser para a morte”. Essa corrente filosófica se chama:
( a ) Fenomenologia ( b ) História da filosofia ( c ) Metafísica ( d ) Epistemologia ( e ) Existencialismo
2) Leia as opções marque V ou F e depois encontre a sequencia correta.
(  ) A sociologia afirmava confiança plena e total no saber científico e nas tecnologias para dominar a natureza, a sociedade e os indivíduos.  (  ) A pedagogia ofereceria um saber seguro e definitivo sobre o modo de agir da sociedade, organizando racionalmente evitando revoltas, revoluções e desigualdades. (  ) A filosofia ensinaria como funciona a psique humana podendo controlar suas emoções nos livrando da angustia e do medo (  ) A pedagogia permitiria adaptar perfeitamente as crianças a sociedade bem como potencializar suas vocações. (  ) A filosofia afirmava confiança plena e total no saber científico e nas tecnologias para dominar a natureza, a sociedade e os indivíduos. (  ) A sociologia ofereceria um saber seguro e definitivo sobre o modo de agir da sociedade, organizando racionalmente evitando revoltas, revoluções e desigualdades. (  ) A psicologia como funciona a psique humana podendo controlar suas emoções nos livrando da angustia e do medo (  ) A psicologia permitiria adaptar perfeitamente as crianças a sociedade bem como potencializar suas vocações.
( a ) VVVVFFFF ( b ) FFFFFVVVV( c ) VFVFVFVF ( d ) VVFFVVFF ( e ) FFFVVVVF
3) A escola de Frankfurt foram autores da teoria critica que tinha como pressuposto principal analisar e interpretar os limites do pensamento e também denunciar a razão que faz das ciências e das técnicas um meio não para liberar os homens, mas um meio de intimidação, medo e desespero. Essa teoria se chamava: marque apenas a correta.
( a )  Crítica da razão pura e crítica da razão prática. ( b)   Teoria da verdade absoluta e teoria da verdade relativa.
 ( c ) teoria da razão crítica e teoria da razão instrumental.  ( d )  Teoria das ideias e teoria da realidade. ( e )  teoria dos númenos e teoria dos fenômenos.
4) No item “ideais políticos revolucionários” aparecem uma série de formas de governo. Marque nas opções abaixo a LETRA certa.
( a )   Republicanismo, tirania, oligarquia, fascismo, nazismo, socialismo, maoismo.
( b )   Fascismo, nazismo stalinismo, anarquismo, comunismo, socialismo, maoismo
( c )   Neoliberalismo, absolutismo, fascismo, nazismo stalinismo, anarquismo, comunismo.
( d )   Fascismo, nazismo stalinismo, anarquismo, comunismo, romanismo, misticismo.
( e )   Anarquismo, comunismo, romanismo, misticismo, republicanismo, tirania.
5) Complete as lacunas usando as palavras do quadro abaixo.
a) O interesse pelo finito apareceu entre os anos 1930-1950 numa corrente filosófica conhecida como___________________.
b) Para os existencialistas havia dois momentos __________ para o homem enfrentar a finitude: a arte e a ação político _________________.
c) Outro exemplo de interesse pela finitude apareceu na filosofia que se interessa menos pelas _________________ e _______________ e mais pela ________________ e _____________________
Privilegiado, existencialismo, revolucionário, singularidade, particularidade, diferenças, semelhanças.

6) Complete com número correspondente a função de ciência e depois marque a sequência correta.
1) Sociologia. 2) Psicologia. 3) Ética 4) Pedagogia. 5) Metafísica 6) Filosofia.
( ) Afirmava confiança plena e total no saber científico e nas tecnologias para dominar a natureza, a sociedade e os indivíduos.(  ) Ofereceria um saber seguro e definitivo sobre o modo de agir da sociedade, organizando racionalmente evitando revoltas, revoluções e desigualdades.(  ) Ensinaria como funciona a psique humana podendo controlar suas emoções nos livrando da angustia e do medo (  ) Permitiria adaptar perfeitamente as crianças a sociedade bem como potencializar suas vocações. (  ) Estudo da condição possibilidade da ação moral enquanto realizada por liberdade e por dever. (  ) É o conhecimento de da realidade em si, dos primeiros princípios e das primeiras causas de todas as coisas.
(  a ) 6,1,2,4,3,5  ( b )5,2,3,6,4,1  ( c )2,1,3,5,6,4  ( d  )4,5,6,3,2,1  ( e )1,2,3,4,5,6
7) Escolha abaixo a opção incorreta.
( a ) Ética é o estudo da condição possibilidade da ação moral enquanto realizada por liberdade e por dever.
 ( b ) a pesquisa de Marx era voltada para as perturbações e sofrimento físico e as de Freud para a economia e política.
 ( c ) Metafísica é o conhecimento de da realidade em si, dos primeiros princípios e das primeiras causas de todas as coisas.
( d ) A fenomenologia é o interesse pela consciência reflexiva ou pelo sujeito do conhecimento e foi criado por Edmund Husserl.
( e ) A psicologia ensinaria como funciona a psique humana podendo controlar suas emoções nos livrando da angustia e do medo.
8. O século XIX da descoberta da historicidade, ou seja, da afirmação de que a história é a realidade que a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente históricos e que as ciências, as artes e as técnicas melhoram com o passar do tempo. Afirmação acima é atribuída a:
 ( a ) Maquiavel ( b )  Rousseau, ( c ) Hegel ( d ) Platão ( e ) Locke.
BOA PROVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário