quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

prova 3° ano sociologia



ESCOLA ESTADUAL DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA. DISCIPLINA: Sociologia DATA      /       /2014  SERIE 3° ANO. 4° bimestre
PROFESSOR IRZAIR CIRO CORREA         TURMA ___________________ noturno VALOR DA PROVA 4,0
ALUNO (a) ___________________________________  Nota _____ 
Responder a prova usando apenas caneta azul ou preta. Não serão aceitas provas com rasuras. Nas questões objetivas apenas o gabarito será aceito para efeito de atribuição de notas. Não será atribuída nota ao aluno que preencher o espaço destinado a esse fim. Cada questão vale 0,5
1
2
3
4
5
6
7
8
Marque nos quadros ao lado as letras das respostas correspondentes ao número das questões. 1









1) Qual destas figuras representa  mais adequadamente o Estado Moderno.
(a)                                  (b)                               (c)                                (d)                                (e)
   
2) A figura representa duas eminentes personalidades políticas do cenário mundial que foram protagonista de dois regimes sangrentos em seus respectivos países, consequência dos estados nacionais. Os emblemas nos seus braços representam respectivamente:
(a) Hitler e o nazismo e Roosevelt e New Deal. (b) Stalin e socialismo soviético e Mussolini e o fascismo. (c) Roosevelt e o New Deal e Hitler e o nazismo. (d) Hitler e o nazismo e Stalin e o socialismo soviético. (e) Franco e ditadura espanhola e Hitler e o nazismo alemão.
3. O estado liberal tem como um dos seus principais expoente o filósofo inglês John Locke, autor de um livro sobre política chamado “Segundo tratado sobre o Governo” onde ele expõe seus pressupostos fundamentais sobre a teoria. Esses pressupostos são: marque apenas a opção correta.
(a) Individualismo, igualdade e liberdade. (b) Individualismo, fraternidade e tradição. (c) Individualismo, liberdade e direito a propriedade. (d) Direito a propriedade, igualdade e família. (e) Tradição, família e propriedade.
4) A fala representa uma forma de governo típica conhecida onde o Estado investe minimamente no social que é o : (a) Absolutismo. (b) Liberalismo. (c) Nacionalismo. (d) Neoliberalismo. (e)  Fascismo.
5. Na unidade “O Estado moderno” aparece quatro formas de Estado, marque o item onde não apareça nenhum deles nas opções abaixo.
(a) Absolutismo, maoismo, anarquismo e liberalismo. (b) Liberalismo, stalinismo, misticismo e fascismo. (c) Fascismo, anarquismo, maoismo, socialismo. (d) Neoliberalismo, autismo, nacionalismo, absolutismo. (e) Neoliberalismo, xintoísmo, absolutismo, liberalismo.
6) De acordo com as teorias liberais o Estado não deve interferir nas atividades econômicas deixando isso a cargo da “mão invisível do mercado” que se regula a si mesmo. O autor dessa teoria escreveu um livro chamado “A riqueza das nações” esse autor é: (a) John Maynard Keynes. (b)  Milton Friedman. (c) Margaret Thatcher. (d) Frederick Von Hayek. (e)  Adam Smith.
7) Há muitas frases célebres atribuídas a figurões do passado que possivelmente eles pode ter dito ou não, mas fica na conta deles. Galileu quando obrigado a retratar perante a Igreja e abrir de sua teoria que a terra se move o fez, mas encerrado o processo afirmou: “no entanto, ela se move”. O estado absolutista também deixou uma frase célebre de um protagonista não menos célebre, Luis XIX. Essa frase é:
(a) Até tu, Brutus. (b) Por que você me odeia tanto. (c) Só sei que nada sei. (d) Ser ou não ser, eis a questão. (e) L´etat c´est moi.(O estado sou eu).
8) Criação das forças armada e monopólio da violência; criação da estrutura jurídica e dos tribunais em várias instâncias; cobrança de impostos; criação de um corpo burocrático para administrar o patrimônio público. Os itens elencado foram as consequências que levaram ao:
(a) Cisma da Igreja pela reforma. (b) Surgimento de uma nova era glacial. (c) Transição romana do império para republica. (d) Fim do regime feudal e surgimento do Estado Moderno. (e)  Regime de proletariado na Rússia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário